CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#AssistênciaSocial 28/03/2024 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL A Prefeitura distribuiu peixes para a Semana Santa Uma forma de garantir uma Semana Santa mais especial e nutritiva para todos.
#Saúde 08/03/2024 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura realiza programação especial no Dia da Mulher Atendimentos e palestras marcaram a ação
#AssistênciaSocial 03/10/2023 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL BENEFICIÁRIOS DO MAIS ALIMENTOS COM CPF DE FINAL ÍMPAR RECEBEM NESTA QUARTA-FEIRA

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, comunica aos beneficiários do Programa Mais Alimentos, cujo CPF tem final ímpar, que o auxílio municipal será creditado nesta quarta-feira, 04 de outubro, podendo, como de costume, ser utilizado para compra de alimentos em todos os estabelecimentos comerciais credenciados.

O Programa Mais Alimentos é exclusivo do Município de Campo Grande/RN, tendo sido criado através de lei proposta e sancionada pelo Prefeito Bibi de Nenca, com objetivo de gerar mais segurança alimentar para as família de Campo Grande, principalmente as que tem mãe solo.

#AssistênciaSocial 16/08/2022 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Agosto Lilás - Mês de combate a Violencia contra a Mulher. Blitz Educativa Agosto Lilás - Mês de combate a violência contra a mulher.
#AssistênciaSocial 10/08/2022 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Agosto é o mês da conscientização sobre o combate a violência contra a mulher. Mês da conscientização sobre o combate a violência contra a mulher.
#AssistênciaSocial 22/09/2021 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Programação Especial para o público do BPC Programação especial para o público do Benefício de Prestação Continuada - BPC, com informações de suma importância, repassadas pelo setor de Cadastro Único do Município.
#AssistênciaSocial 26/01/2021 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Distribuição de Bolos e Doces através do PAA

Nesta quarta-feira, dia 27 de janeiro, será a vez dos beneficiários do Alto de Santana receberem os produtos do PAA.

Lembrando que a distribuição será a partir das 8:00 horas no CRAS (ao lado do hospital).

Pedimos ainda que não esqueçam de fazer uso da máscara, levar o cartão de controle e manter o distanciamento social.

#Festa 14/10/2019 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA DE CAMPO GRANDE REALIZA GRANDE FESTA PARA AS CRIANÇAS A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Coordenação de Cultura, realizou na tarde deste último sábado (12), dia das Crianças, uma grande festa dedicada as mesmas.

A festa que foi sucesso de público ocorreu no Clube Arco Verde e contou com a participação de crianças, pais, mães e responsáveis de todo o município.

Além de um parquinho a disposição, foram distribuídos picolés, pipocas, algodão doce, dentre outros e ainda ocorreram várias brincadeiras e gincanas com brinquedos e dentre elas, a mais bela Voz Mirim.

Na oportunidade, a Primeira Dama Iara Dantas, que na oportunidade representou o Prefeito Manoel Veras, que encontrava-se em agenda administrativa em Natal, falou da satisfação de estar participando da festa, bem como do Prefeito Manoel Veras para que o evento ocorresse e agradeceu ainda aos servidores que colaboraram com a organização do mesmo.
#Lazer 10/10/2019 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL QUALIDADE DE VIDA: PREFEITURA DE CAMPO GRANDE REALIZA DIA DE LAZER PARA O GRUPO DA MELHOR IDADE Na última quarta-feira (02/10), a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, proporcionou mais um dia especial de lazer para o grupo da Melhor Idade.

O encontro ocorreu no Balneário Sabores da Serra na cidade de Upanema/RN, em um ambiente muito aconchegante, nossos idosos puderam vivenciar um dia diferente e muito especial com banho de piscina, boa comida, música boa e muita diversão.

“Estamos trabalhando sempre para proporcionar momentos em que nossos participantes do Grupo da Melhor Idade possam vivenciar momentos de descontração e felicidade, tratamos de cuidar de tudo com muito carinho pois eles merecem.” Disse a Coordenadora de Amparo ao Idoso, Alcilene Vieira.

Além da Coordenadora, estiveram presentes demais membros da Secretaria de Desenvolvimento Social e CRAS.

#QualidadeDeVida #BemEstar #MelhorIdade #PMCG #TrabalhandoComOPovo
#DireitosHumano 08/08/2019 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL AGOSTO LILÁS: NO AMOR NÃO EXISTE DOR, CONVITE: RODA DE CONVERSA A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, tem a honra de convidar toda a população para uma Roda de Conversa, alusiva a campanha agosto Lilás.

O evento ocorrerá na Sexta-feira 16 de Agosto, às 18:30H, na Escola Municipal Ieda Medeiros Dantas Saldanha e terá como Debatedora, Sheila Freitas (Delegada e Secretária de Segurança do Município de Natal).

Contamos com a sua presença, enquanto houver violência contra as mulheres não haverá um mundo justo e igualitário.

#PMCG #AgostoLilás #TrabalhandoComOPovo
#Cultura 30/07/2019 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL ALUNOS DO GRUPO DE VIOLÃO POPULAR DO CRAS REALIZAM APRESENTAÇÃO NA IGREJA MATRIZ DE SANT'ANA No último dia 26 de Julho, Dia de Sant'Ana, os alunos do Grupo de Violão Popular do CRAS, juntamente com alunos do Professor Anaildo Lima, realizaram um belíssima apresentação na Igreja Matriz de Campo Grande.

Durante a abertura da missa solene, realizada pela manhã os alunos executaram as músicas Oração da Família e Sant'Ana do Quinteto Violado, emocionando a todos os fiéis presentes.

Os alunos do grupo de violão popular do CRAS/SMDS recebem aulas gratuitas, ministradas pelo Prof. Licenciado Rafael Góis através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

#Cultura #PMCG #TrabalhandoComOPovo #TerraDosMúsicos
#DireitosHumano 01/07/2019 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL EXAME DE CONHECIMENTO ESPECIFICO - ELEIÇÕES CONSELHO TUTELAR 2019 O Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Campo Grande por meio da Comissão Especial Eleitoral, divulga horário e local da Prova de Conhecimento Específico para os Candidatos Habilitados no Processo de Seleção Unificada para Conselheiros Tutelares.

A PROVA ocorrerá no domingo dia 07 de Julho de 2019, das 08 as 12H na Escola Municipal Ieda Medeiros Dantas Saldanha. Para acesso ao local é necessário que os candidatos compareçam de 07 as 07:30H, portando caneta esferográfica azul ou preta, e Identidade.

Lembrando que o não comparecimento à Prova acarretará na eliminação do candidato conforme edital 001/CMDCA/2019.

www.campogrande.rn.gov.br
#Lazer 01/07/2019 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL AULÃO INAUGURAL RITBOX A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social/Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), convida a todos os alunos para o O AULÃO INAUGURAL da Oficina de Dança e Atividade Física (Ritbox), sob a coordenação do Oficineiro Paulo Vitor, dentro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo.

O aulão ocorrerá nesta terça-feira (02) de Julho, com início às 19H na Quadra de Esportes da Escola Municipal Prof. Joaquim Leal Pimenta.

A oficina tem como benefícios aos praticantes melhora a coordenação motora, convívio e vínculo com novas pessoas, bem estar corporal, definição e fortalecimento muscular, força e muita diversão.

www.campogrande.rn.gov.br
#AssistênciaSocial 24/06/2019 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA DE CAMPO GRANDE DISPONIBILIZA AULAS GRATUITAS DE RITBOX A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), disponibiliza gratuitamente aulas de RITBOX.

O Ritbox é um programa de Treino Ritimado que proporciona ganho de massa, queima de gordura, definição muscular, força, fortalecimento, resistência e muita diversão.

As aulas ocorrerão durante toda a semana em conformidade com a demanda de inscritos e serão ministradas pelo Professor, Paulo Vitor, profissional capacitado para este novo programa de treino que tem conquistado cada vez mais novos adeptos em todo o país, por todos os benefícios que o Ritbox proporciona, bem como pela sensação de bem estar e diversão ao mesmo tempo em que se realiza o treino.

As inscrições, poderão ser realizadas na sede do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), localizado a Rua João Marques Leal, Centro de Campo Grande. As vagas são limitadas, garanta já a sua de forma gratuita, portando apenas documentos pessoais e comprovante de residência.
#DireitosHumano 13/06/2019 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DIA D DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social/ Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), realizou neste último dia 12 de junho, ações de Combate ao Trabalho Infantil.

Durante o dia foi realizado um piquenique com as crianças com reflexões sobre as formas de trabalho infantil, a tarde foi o momento de reunir pais e Responsáveis pelas crianças e adolescentes do Serviço de Convivência proporcionando o momento de reflexão sobre a temática trabalhada.

Participaram das ações os Técnicos do CRAS, Oficineiros do SCFV e Conselheiros Tutelares.

A gestão do Prefeito Manoel Veras vem assumindo o compromisso diário de realizar um trabalho sério e comprometido em favor da nossa população.

www.campogrande.rn.gov.br
#DireitosHumano 23/05/2019 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA DE CAMPO GRANDE REALIZADA CAMINHADA EM DEFESA DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES A Prefeitura Municipal de Campo Grande, realizou na manhã desta quinta-feira (23), mais uma belíssima atividade alusiva a campanha FAÇA BONITO, em defesa das nossas crianças e adolescentes.

A caminhada FAÇA BONITO NAS RUAS, teve como ponto de encontro a Escola Municipal Ieda Medeiros Dantas Saldanha, onde professores, alunos, crianças, jovens e adultos dos mais diversos segmentos da sociedade, bem como profissionais, das secretarias de saúde, desenvolvimento social, demais profissionais da educação e conselho tutelar, saíram pelas ruas de Campo Grande em um ato de conscientização. Todos nós temos como dever, ajudar a proteger nossas crianças e adolescentes. O ato encerrou-se na Escola Municipal Prof. Joaquim Leal Pimenta.

Para finalizar a programação, ainda nesta tarde, ocorrerá uma Roda de Conversa com Alunos na Escola Municipal do Bom Jesus.

www.campogrande.rn.gov.br
#DireitosHumano 21/05/2019 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL I SEMINÁRIO MUNICIPAL DE DISCUSSÃO SOBRE ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL Na manhã desta terça-feira (21) de Maio, a Prefeitura de Campo Grande, realizou o I Seminário Municipal de Discussão sobre Abuso e Exploração Sexual Infantil, com o Tema: Modalidades, Sequelas, Aspectos Legais e Estratégias de Enfrentamento.

O Seminário da sequencia a programação da Campanha Faça Bonito em proteção as nossas crianças e adolescentes e ocorreu no Auditório da SEMEC, tendo como debatedores, o psicologo José Lucio Maesse; Weric Ribeiro da Polícia Civil e a Advogada, Dra. Kênia Borges, participaram deste momento também, o Sr. Prefeito Municipal, Manoel Veras, a primeira dama, Iara Dantas, a Vereadora Lilia Holanda, a secretária de Educação "Pro tempore", Adriana Alves, o Secretário de Desenvolvimento Social "Pro tempore" Diogo Almeida, a secretária de Saúde, Edinete Katiúscia, Carlitinho representando o Conselho Tutelar, demais secretários e autoridade locais. Para abrilhantar ainda mais o evento, ocorreu ainda uma belíssima apresentação do Grupo de Ballet do CRAS.

A campanha segue sendo bem executada por meio da uma parcerias das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, com uma programação bem completa que segue até o próximo dia 23.
#DireitosHumano 16/05/2019 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL AÇÕES DA CAMPANHA DE COMBATE A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COMEÇAM COM ATIVIDADES EM ESCOLAS Nesta quarta-feira, 16 de maio, os profissionais das Secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde (NASF), realizaram atividades em alusão a Campanha contra o Abuso Sexual em crianças e adolescentes através de atividades lúdicas com música e imagem, contemplando os alunos da Creche Dione Nogueira Veras e a os alunos das turmas iniciais da Escola Municipal Joaquim Leal Pimenta.

Em seguida, ainda pela manhã, foi realizada uma roda de conversa com as crianças e pré adolescentes da Escola Estadual Ana Maria Vieira Liberato, com debates sobre o tema, apresentação de vídeos educativos, e paródias sobre o assunto.

No turno vespertino, a equipe dos profissionais realizaram roda de conversa com os alunos na Escola Municipal Ieda Medeiros Dantas Saldanha. Vale ressaltar que as atividades também são ações desenvolvidas pelo Programa Saúde na Escola (PSE).
#DireitosHumano 15/05/2019 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CAMPANHA FAÇA BONITO 2019 A Prefeitura Municipal de Campo Grande por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, convidam toda Comunidade para participar das ações da Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes que ocorrerá de 16 á 24 de Maio 2019.

CONFIRAM A PROGRAMAÇÃO:

Dia 16 de maio (Quinta-feira):
08H - Roda de Conversa na Escola Joaquim Leal Pimenta.
08H - Roda de Conversa Creche Dione Veras.
14H - Roda de Conversa nas Escolas Ieda Medeiros e Estadual Ana Maria.

17 de maio (Sexta-feira):
09H - Reunião com os Diretores das Escolas, coordenadores pedagógicos, profissionais, entidades e movimentos sobre a Caminhada Faça Bonito.
Local: Secretaria de Educação

Dia 20 de maio (Segunda-feira):
09H - Roda de Conversa com Adolescentes da Comunidade Morcego
Local: Escola Municipal
14H - NÃO ME TOCA SEU BOBOCA!
Roda de Conversa com Crianças e Mães na Comunidade Milagres.
Local: Escola Municipal.

Dia 21 de maio (Terça-feira):
09H - I Seminário Municipal de Discussão sobre Abuso e Exploração Sexual Infantil.
Tema: Modalidades, Sequelas, Aspectos Legais e Estratégias de Enfrentamento.

Debatedores:
José Lucio Maesse (Psicólogo);
Weric Weskley Bento Ribeiro (Polícia Civil);
Kênia Borges (Advogada)
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação.

Dia 22 de maio (Quarta-feira):
08H - FAÇA BONITO PORTA Á PORTA
Panfletagem no Bairro Alto da Capela juntamente com alunos da Escola Estadual Prof. Adrião Melo.

Dia 23 de maio (Quinta-feira):
07H - Caminhada Faça Bonito, saindo da Escola Municipal Ieda Medeiros encerrando na Escola Municipal Prof. Joaquim Leal Pimenta.
14H - Roda de Conversa com Alunos na Escola Municipal do Bom Jesus.

www.campogrande.rn.gov.br
#Festa 13/05/2019 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA DE CAMPO GRANDE REALIZA GRANDE FESTA DEDICADA AS MÃES A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou neste último sábado (11), mais uma edição da Tradicional Festa das Mães.

O evento que é um grande sucesso mais uma vez, superou as expectativas onde comportou mais de mil Mães de todo o território do município no Clube Arco Verde.

O evento contou com diversas apresentações culturais, entre elas o grupo de violão popular, grupo de teatro e do grupo de ballet, ambos do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do CRAS. Na oportunidade, ainda teve sorteio e distribuição de presentes e lanche.

Participaram deste evento o Prefeito Manoel Veras, o Vice Prefeito Alzay Pimenta, a Secretária de Desenvolvimento Social Iara Dantas, a Secretária de Educação Geovanna Medeiros, a Vereadora Ana Tereza, Vereadora Luana Priscilla e a Senhora Maria de Oliveira, representando todas as mamães campo-grandenses. A festa das mães ainda recebeu a visita de integrantes do No Limit Moto Grupo da cidade de Mossoró, que na oportunidade, doaram um presente para ser sorteado entre as mães presentes.
#Festa 08/05/2019 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CONVITE: FESTA DAS MÃES A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, tem a honra de convidar todas as Mães do município, para participar de mais um edição da Tradicional Festa das Mães.

O evento ocorrerá neste sábado (11) de Maio, às 16H, no Clube Arco Verde.

E contará com apresentações culturais, homenagens, distribuição de brindes, sorteios, distribuição de lanches, aquele recepção toda especial e muito mais.

Participe, a gestão trabalhando com o povo, aguarda a sua presença que é dua suma importância para abrilhantar este evento feito especialmente para você Mamãe campo-grandense!


www.campogrande.rn.gov.br
#Transparência 29/04/2019 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 02/2019 O MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE, por meio de sua Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, FAZ SABER a todos os que o presente edital virem e nele estejam interessados, que serão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado 02/2019, destinado ao preenchimento de vagas temporárias de Visitadores do
Programa Criança Feliz, Profissional do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Educador Físico (Profissional de Educação Física) do (NASF).

Sendo, (06 Vagas) para Visitadores do
Programa Criança Feliz, (01 Vaga) para Profissional do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e (01 Vaga) para Educador Físico (Profissional de Educação Física) do (NASF).

A publicação oficial, pode ser acessada através do site www.campogrande.rn.gov.br, na aba do Publicações > Diário Oficial, tendo sua edição Nº 667 de 29 de Abril de 2019.

Link da Publicação: https://campogrande.rn.gov.br/diario/399/667_2019_0000001.pdf

Desde já, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, deseja boa sorte a todos(as) os candidatos(as)!
#AssistênciaSocial 23/04/2019 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA DE CAMPO GRANDE REALIZARÁ NESTA QUINTA-FEIRA (25) A PRIMEIRA EDIÇÃO DO PROGRAMA PREFEITURA NOS BAIRROS A Prefeitura Municipal De Campo Grande, convida toda a população, em especial os moradores do Bairro São Pedro, para participarem da Primeira Edição do Programa “Prefeitura nos Bairros”, que ocorrerá no dia 25 de Abril (Quinta-Feira), no Conjunto Padre Pedro a partir das 08H.

Na oportunidade será disponibilizado atendimento Médico, atendimento com Psicólogos, Assistentes Sociais, entrega de Kits Odontológicos, Palestra com Dentistas, Nutricionista, Distribuição de Preservativos, Teste de Glicemia, orientações com o Conselho Tutelar, Emissão de Reservista, atualização e inclusão no Cadastro Único e Bolsa Família.

Distribuição de Peixe, Filé de Peixe, Batata e outros Produtos.

E a partir das 16H, Distribuição de Picolé, Algodão Doce, Pipoca, Parquinho para as Crianças, Torneio De Futsal e o Forró do Idoso.

O programa Prefeitura nos Bairros tem como intuito, aproximar o atendimento e os serviços do Governo Municipal, aproximando ainda mais das famílias campo-grandenses, e neste sentido, um cronograma está sendo montado para contemplar diversos bairros e localidades da zona urbana, bem como comunidades rurais.

Participe, você é o nosso Convidado Especial!

www.campogrande.rn.gov.br


#AssistênciaSocial 16/04/2019 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA DE CAMPO GRANDE REALIZA ENTREGA DA LEITE NA COMUNIDADE BOM JESUS A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou na manhã da última segunda-feira (15), a entrega de Leite gratuita na comunidade Bom Jesus.

A entrega foi direcionada ao grupo de idosos da Comunidade, ao todo foram distribuídos mais de 200 Litros de Leite, a entrega foi realizada pela própria Secretária de Desenvolvimento Social, Iara Dantas, juntamente com o Coordenador de Merendas, Fabiano Pires.

Esta é mais uma açã da Prefeitura de Campo Grande, para o grupo de Idosos da comunidade criado recentemente, ainda de acordo com a Secretária, muito brevemente novas ações ocorrerão.

www.campogrande.rn.gov.br
#DireitosHumano 05/04/2019 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL EDITAL DO PROCESSO DE SELEÇÃO UNIFICADA PARA CONSELHEIROS TUTELARES O Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes do Município de Campo Grande, por meio da Comissão Especial Eleitoral regulamentada através da Resolução 001/2019 torna público o Edital do Processo de Escolha Unificado para Conselheiros Tutelares.

As inscrições para os que desejam concorrer a uma vaga estarão abertas de 22 de abril a 03 de maio na Sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, localizada na Rua Pedro Chaves, nº 100, Centro, Campo Grande/RN.

Para se inscrever no Processo é necessário que o candidato(a) tenha no mínimo 21 anos, não possua antecedentes criminais, estejam em dia com as obrigações eleitorais e tenha comprovação de residência no município por no mínimo 2 anos conforma prevê a Lei Municipal 044/2002 entre outros que estão disponíveis no edital.

A eleição ocorrerá de forma unificada no dia 6 de outubro 2019, de 08:00 às 16:00H.

Link do edital: https://campogrande.rn.gov.br/diario/384/657_2019_0000001.pdf

Dúvidas sobre o edital poderão ser encaminhadas para o email: eleicoes2019ctcgrn@gmail.com
#AssistênciaSocial 20/03/2019 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA DE CAMPO GRANDE REALIZA REUNIÃO COM IDOSOS DA COMUNIDADE BOM JESUS A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou na manha desta quarta-feira (20), uma reunião na Comunidade Bom Jesus.

A reunião dirigida especialmente aos idosos da comunidade foi realizada na Igreja Católica da comunidade e formalizou a criação do grupo da melhor idade do Bom Jesus, onde, regularmente ocorreram diversas atividades de sociais, atividade físicas visando a manutenção da saúde dos participantes, bem como, atividades de lazer como o tradicional forró da melhor idade.

Na foram realizados quase 100 cadastros, além disto, foram discutidas junto aos participantes propostas para o calendário de atividades dentre outras pautas. Participaram desta reunião, a Secretária de Desenvolvimento Social Iara Dantas, a Coordenadora de Amparo ao Idoso, Alcilene Vieira e a Coordenadora Administrativa Emanuelly e a Ex Vereadora Branquinha Soares.

"Muito feliz em está aqui junto a todos vocês, representando também nosso Prefeito Manoel Veras, que como é do conhecimento de todos, não tem medido esforços para que juntos possamos realizar grandes trabalhos para Bom Jesus e todas as comunidades rurais do nosso município. Sei que este será apenas o primeiro passo e que viveremos ótimos momentos com a criação deste grupo aqui na comunidade." Disse a Secretária Iara Dantas.

#AssistênciaSocial 19/03/2019 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA DE CAMPO GRANDE REALIZA A ENTREGA DE MAIS DE 1000 QUILOS DE PEIXE E OUTROS ALIMENTOS A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS), realizou na manhã desta terça-feira (19), a entrega de mais de 1000 Quilos de alimentos de Peixe, coentro e cebolinha.

Os alimentos são distribuídos por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Campo Grande e a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Iara Dantas, o sistema de controle adotado pela Secretaria desde o ano passado, que é contido de um cartão, tem proporcionando uma distribuição justa, mais tranquila e organizada.

www.campogrande.rn.gov.br
#AssistênciaSocial 15/03/2019 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PROFISSIONAIS DA SMDS PARTICIPAM DO CURSO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO UNIFICADA PARA CONSELHEIROS TUTELARES Na manhã da última Quinta feira (14) ocorreu na Sede do Ministério Público em Mossoró o Curso de Formação para o Processo de Seleção Unificada para Conselheiros Tutelares.

O Curso foi ministrado pelos Promotores de Justiça Dr. Sasha Alves e Dra. Sandra Angelica em parceria com o CONSEC e FEMURN. Dentre o material exposto estava as orientações básicas para realização do processo, bem como o calendário do Processo Eleitoral que deve ser encerrado com a realização da eleição no dia 6 de outubro.

Estiveram representando o município de Campo Grande Leandro Bezerra e Ikaro Freitas técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social, que nos próximos dias estarão se reunindo com o COMDICA para dar prosseguimento as atividades preparatórias até o dia da eleição.

www.campogrande.rn.gov.br
#AssistênciaSocial 14/03/2019 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL AULA INAUGURAL DA OFICINA DE LEITURA DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS É REALIZADO EM CAMPO GRANDE Na tarde desta terça-feira, 12/03, aconteceu no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) a Aula Inaugural da Oficina de Leitura ofertado pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Na oportunidade participaram: Iara Dantas (Secretária de Desenvolvimento Social) Dayany Fernandes (Coordenadora do CRAS), Técnicos do CRAS, Crianças, responsáveis e demais envolvidos.

Nas palavras dirigidas aos pais a Secretária que representava o Prefeito Manoel Veras se comprometeu em sempre valorizar e dobrar esforços para efetivação dos serviços sócio assistências, comprometidos com a efetivação do SUAS.

Ao final do encontro as crianças receberam um kit que deverá ser utilizado nas oficinas.

www.campogrande.rn.gov.br


#Mulher 11/03/2019 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA DE CAMPO GRANDE REALIZA ATIVIDADE ESPECIAL ALUSIVA AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER Na manhã da última sexta-feira (08), Data em que é comemorado o dia Internacional da Mulher, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação, realizaram uma atividade especial com as mulheres da cidade.

A atividade ocorreu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, estiveram presentes, a Vereadora Ana Tereza, Veradora Luana Priscilla, Vereadora Lilia Holanda, a Secretária de Desenvolvimento Social, Iara Dantas, Secretária de Educação, Geovanna Medeiros, a Diretora da Escola Municipal Ieda Medeiros, Cacilda Saldanha, demais servidoras e colaboradoras da Prefeitura Municipal e mulheres campo-grandenses da zona urbana e rural do município.

Na oportunidade ocorreram palestras com os temas Feminicídio, Ministrada pela Assistente Social Aida Regis, e Saúde da Mulher, Ministrada pelo Enfermeiro Charles Kennedy.

Ao final da atividade foram distribuídos brindes entre as mulheres que participaram do evento.

www.campogrande.rn.gov.br
#Mulher 07/03/2019 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CONVITE: PROGRAMAÇÃO ALUSIVA AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER EM CAMPO GRANDE A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, tem a honra de convidar todas as mulheres campo-grandenses para participarem de uma programação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Na oportunidade serão ministradas palestras com os temas Feminicídio Ministrada pela Assistente Social Aida Regis, e Saúde da Mulher, Ministrada pelo Enfermeiro Charles Kennedy.

Local do Evento: Auditório da Secretaria Municipal de Educação às 09H da manhã neste dia 8 de Março de 2019.

www.campogrande.rn.gov.br
#Educação 04/02/2019 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA DE CAMPO GRANDE CONCLUI A "I SEMANA DE ORIENTAÇÃO E PREVENÇÃO A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA" A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação, realizou entre os dias 28 de Janeiro e 01 de Fevereiro a I SEMANA DE ORIENTAÇÃO E PREVENÇÃO A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA.

O objetivo da campanha era disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para redução da incidência de gravidez em adolescentes.

Entre as atividades ocorreram palestras, oficinas, distribuição de materiais informativos, além de orientações a profissionais que trabalham direta e indiretamente com jovens e adolescentes, tanto na zona urbana quanto na zona rural do município

A última atividade ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, onde a Prefeitura reuniu jovens do município para participar de uma manhã de atividades que envolveram muita informação e cultura.

www.campogrande.rn.gov.br
#Educação 30/01/2019 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA DE CAMPO GRANDE PROMOVE FORMAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, EDUCAÇÃO E SAÚDE A Prefeitura Municipal de Campo Grande promoveu na manhã desta quarta-feira (30), uma Roda de conversa sobre Gravidez na Adolescência no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

A atividade faz parte da Programação da I SEMANA DE ORIENTAÇÃO E PREVENÇÃO A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA.

A Roda de Conversa foi facilitada por profissionais da própria rede de atuação da Prefeitura, e esteve respaldada sobre o olhar responsável de cada profissional, bem como a necessidade de quebrar tabus e abordar esses temas nos territórios, escolas e principalmente com as famílias.

Participaram do Encontro Geovanna Medeiros (Secretária de Educação), Iara Dantas ( Secretária de Desenvolvimento Social), Maciel (Representante da Secretaria de Saúde), como também Agentes de Saúde, Diretores, Coordenadores Pedagógicos, Técnicos dos Serviços da Assistência Social, Enfermeiros entre outros.

www.campogrande.rn.gov.br
#Educação 29/01/2019 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA DE CAMPO GRANDE PROMOVE A "I SEMANA DE ORIENTAÇÃO E PREVENÇÃO A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA" A Prefeitura de Campo Grande, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação, promove
entre os dias 28 de Janeiro e 01 de Fevereiro a primeira "Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência".

O objetivo é disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para redução da incidência de gravidez em adolescentes.

Em Campo Grande, as adolescentes já recebem atendimento em todas as unidades básicas de saúde, com orientação de métodos contraceptivos para que a gestação indesejada nesta faixa etária seja evitada e para acolhimento e atendimento das que se encontram gestantes de maneira individualizada e com olhar atento para as possíveis complicações voltadas a esta condição.

A Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência em Campo Grande, intensifica todo esse trabalho de orientação e prevenção de maneira educativa, com um ciclo de palestras, oficinas e distribuição de material informativo a cerca do tema, no território urbano e rural do município.

www.campogrande.rn.gov.br


#Obra 14/01/2019 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA DE CAMPO GRANDE DA INICIO CONSTRUÇÃO DA SEDE DO CRAS NO BAIRRO ALTO DA ESPERANÇA O Prefeito Manoel Veras e o Vice Prefeito Alzay Pimenta, juntamente com sua equipe administrativa, participaram na manhã desta segunda-feira (14), do momento inicial da construção da Sede do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) em Campo Grande, obra orçada no valor de 336,294,91 (Trezentos e Trinta e Seis Mil, Duzentos e Noventa e Quatros Reais e Noventa e Um centavos) que será construída no bairro Alto da Esperança, especificamente na Rua Cantídio Vieira de Brito por trás do Hospital Municipal Joaquina da Nóbrega Veras. Estiveram presentes neste momento também, o vereador Nilson Junior, a vereadora Ana Tereza, e a Vereadora Luana Priscila.

É importante ressaltar que o Alto da Esperança é o bairro mais popular e de maior vulnerabilidade social no município. Esta obra irá proporcionar para as famílias campo-grandenses, sobretudo, aos jovens e crianças, um espaço amplo e adequado para a realização de diversas oficinas, dentre muitos outros serviços que o CRAS proporciona, será um de transformação da sociedade através da educação, da arte, da cultura e do lazer.

"Queremos agradecer a toda nossa equipe pelo empenho para que enfim este projeto pudesse ser aprovado e liberado, sabemos que toda obra pública requer muito trabalho no que se refere a parte burocrática para que tudo seja feito dentro da legalidade. Hoje, estamos dando início a mais esta importante obra em nossa cidade. Que com certeza irá contribuir fortemente para chegarmos e nos aproximarmos ainda mais das famílias que mais necessitam dos serviços públicos. Ressaltamos ainda, que esta obra tem a grande contribuição do Vereador Nilson Júnior, que batalhou junto ao Gabinete do Deputado Federal Beto Rosado, para que esta emenda chegasse até nossa cidade e junto a contrapartida dos recursos próprios da Prefeitura Municipal, este sonho se tornará realidade. Parcerias como essa apenas fortalecem e somam para o desenvolvimento da nossa cidade e o bem estar da população.” Finalizou o Prefeito, Manoel Veras.

O que é o CRAS?

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.
A partir do adequado conhecimento do território, o Cras promove a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas. Assim, possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, se tornando uma referência para a população local e para os serviços setoriais.

Conhecendo o território, a equipe do Cras pode apoiar ações comunitárias, por meio de palestras, campanhas e eventos, atuando junto à comunidade na construção de soluções para o enfrentamento de problemas comuns, como falta de acessibilidade, violência no bairro, trabalho infantil, falta de transporte, baixa qualidade na oferta de serviços, ausência de espaços de lazer, cultural, entre outros.

Serviços

O Cras oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No Cras, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Público Atendido

Famílias e indivíduos em situação grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.
#Lazer 13/12/2018 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL NESTA SEXTA-FEIRA (14), TEM A CONFRATERNIZAÇÃO NATALINA DA MELHOR IDADE DE CAMPO GRANDE A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social/Coordenação de Amparo ao Idoso, convida todos os integrantes do grupo da melhor idade para participar da confraternização natalina.

A confraternização ocorrerá, sexta-feira (14), na Sede do Idoso à partir das 18H.

E para animar a noite, contará com muito forró pé de serra com Tonheca do Forró e Robertinho dos Teclados, na oportunidade, ainda haverá sorteio de brindes para os participantes.

#DireitosHumano 13/12/2018 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 13 DE DEZEMBRO - DIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual é celebrado no dia 13 de dezembro, foi criado pelo então presidente da República Jânio Quadros, a partir do decreto nº. 51.405/61 publicado no Diário Oficial em 26 de julho de 1961.

Quadros, ao criar a data queria prestar uma homenagem a José Álvares de Azevedo, após este ter introduzido a leitura braile no nosso país.

O dia também é conhecido como o dia de Santa Luzia a protetora da visão, alguns relatos descreve que Luzia tinha um casamento arranjado, entretanto ela não queria se casar e acabou fugindo. Ao saber da fuga, seu então noivo decidiu perseguir a jovem e ao capturá-la a entregou para autoridades que a torturaram e como castigo arrancaram os olhos da jovem, contudo um milagre foi concedido a Luzia e fez com que ela recuperasse a visão, antes de sua morta, quando foi decapitada. Por essa razão tornou-se a santa protetora das pessoas com problemas de visão.

A criação da data é um importante alerta para as autoridades e sociedade a respeito do incentivo a solidariedade humana, descrita na Declaração Universal dos Direitos Humanos, que resguarda o direito de igualdade e solidariedade sem discriminação e distinção a qualquer grau.

Nos últimos tempos podemos apontar conquistas e evoluções a respeito das pessoas com deficiência visual como na legislação, na inserção ao mercado de trabalho e nos métodos de ensino, embora muito ainda falta a ser realizado para que a plena inclusão venha a se concretizar.

Toda a equipe da Prefeitura Municipal de Campo Grande, almeja que o dia de hoje promova a conscientização sobre as necessidades e os direitos das pessoas com deficiências visuais.

#AssistênciaSocial 06/12/2018 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL BENEFICIÁRIOS DO BPC TÊM ATÉ FIM DO ANO PARA INSCREVEREM-SE NO CADASTRO ÚNICO Mais de 1,7 milhão de pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), também conhecido como LOAS, ainda não fizeram a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O registro é obrigatório e o prazo termina no dia 31 de dezembro. Entre as vantagens de fazer parte do Cadastro Único está a possibilidade de participar de programas sociais do governo.
O BPC tem o valor de um salário mínimo e é pago mensalmente a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que possuem renda familiar de até R$ 238.
LISTA DE PESSOAS DO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE/RN QUE PRECISAM PROCURAR O SETOR COM URGÊNCIA PARA SE INSCREVEREM NO CADASTRO ÚNICO ATÉ O DIA 20/12/2018. POR FAVOR COMPARTILHEM E SE RECONHECEREM O NOME DE ALGUM PARENTE, VIZINHO OU AMIGO, POR GENTILEZA AVISE.
ADELINO GOMDIM DE OLIVEIRA
ADRIANO VIEIRA REGIS DE CASTRO
ALDENI AFONSO ARAUJO
ANA BEATRIZ DANTAS DOS SANTOS
ANA CATARINA MOURA DE MELO
ANA CRISTINA NERIS PIMENTA
ANDERSON ROBERTO LOPES DOS SANTOS
ANTONIA EDITE RAMALHO BEZERRA
ANTONIO ANAILTON DA SILVA
ANTONIO BATISTA DA SILVA
ANTONIO DAMIAO COSTA DANTAS
ANTONIO DE OLIVEIRA
ANTONIO ILDONE DA SILVA
ANTONIO JULIAO DE FREITAS PIMENTA
ANTONIO JUSCELINO DE MEDEIROS OLIVEIRA
ANTONIO MARCELINO
ANTONIO MARCOS DA SILVA
ANTONIO MATIAS DA SILVA
ANTONIO NETO DE OLIVEIRA
ANTONIO OMAR DE PAULA
ANTONIO RIVANI JUSTINO LEAL
ANTONIO URSULINO COSTA
ATAULFO ALMEIDA
CLEIDIANE RAFAELE NOGUEIRA DA SILVA
COSMO FELIX DA SILVA
CREUZA MARINHO DE SOUZA
DAMIANA ANTONIA
DAMIAO WEIDE PIMENTA GONDIM
EDSON FERNANDES ANCELMO
ELIAS SANTOS DA SILVA
ERISON GOMES DA COSTA
ERNAN FERNANDES SILVA
EXPEDITO FERREIRA
FABIO DE OLIVEIRA FERREIRA
FELIPE RAMALHO DA SILVA
FERNANDA MAIARA PIMENTA E SILVA
FRANCISCA DAS CHAGAS GONDIM DE OLIVEIRA
FRANCISCA FERNANDES GABRIEL
FRANCISCA IZABEL DA ROCHA
FRANCISCA OLIVEIRA DE MEDEIROS
FRANCISCA RITA BATISTA
FRANCISCO CLEBER DE MEDEIROS SILVA
FRANCISCO DAS CHAGAS DA SILVA OLIVEIRA
FRANCISCO DE ASSIS
FRANCISCO DE ASSIS DA SILVA
FRANCISCO FERNANDES
FRANCISCO GUILHERME DA SILVA
FRANCISCO JAKSANDRO DA COSTA
FRANCISCO LEONARDO RAMALHO DA ROCHA
FRANCISCO VITURINO
GLEYDSON VINICIUS DA SILVA BRITO
GREGORIO ANDRE PIMENTA
GUARACI COSTA BRITO
HELIODORO ANTONIO FERNANDES
HENRIQUE PAULINO DOS SANTOS
IZIDORA MARIA FERNANDES
JAILSON FERREIRA DE OLIVEIRA
JAILTON TAVARES DA SILVA
JEFERSON ROCHA DE MORAIS
JOAO ADERALDO
JOAO BATISTA DA SILVA
JOAO MARIA FERNANDES PEREIRA
JOAO PEDRO OLIVEIRA SOUZA
JORGE BELARMINO DA COSTA
JOSE CLEON GONDIM DE MOURA
JOSE FELICIANO DA SILVA
JOSE FERNANDES DA COSTA
JOSE JUAREZ DE MEDEIROS
JOSE MARCELINO CESAR
JOSE NOGUEIRA MARTINS
JOSE RIVADAVIA DE MOURA
JOSE ROCHA DA SILVA JUNIOR
JOSEDEQUE FERNANDES DA SILVA
JOVELINA PEREIRA DE MOURA
JOVELINO ROCHA
KARINA MATOSO DA SILVA
LEONARDO MONTEIRO BEZERRA
LUCIANO VIEIRA DE OLIVEIRA
LUCINEIDE BATISTA
LUDIMILA GIZLANI LIMA FERNANDES
#AssistênciaSocial 06/12/2018 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA DE CAMPO GRANDE E COMDICA, REALIZAM II CONFERÊNCIA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCÊNTES A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizaram na manhã desta última quarta-feira (05) de Dezembro, a II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.
A II Conferência trabalho neste ano, o tema: "PROTEÇÃO INTEGRAL, DIVERSIDADE E ENFRENTAMENTO DAS VIOLÊNCIAS", ocorrendo na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
De acordo com Secretária de Desenvolvimento Social e Presidente do COMDICA, Iara Dantas, que na oportunidade, também representou o Prefeito Manoel Veras. “A conferência é um espaço amplo de democrático de discussão e articulação coletivas entorno de propostas e estratégias de organização na garantia dos direitos da criança e do adolescente. Onde serão discutidas as prioridades nas políticas públicas nos próximos anos.”
Estiveram presentes, na conferência a Vereadora Lilia Holanda, representando a câmara municipal, a Secretária Municipal de Educação Geovanna Medeiros, conselho tutelar, profissionais que atuam diretamente com crianças e adolescentes, e membros da sociedade civil.
#DireitosHumano 03/12/2018 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CONVITE: II CONFERÊNCIA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, convidam toda a população em geral para participar da II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.

A II Conferência traz neste ano o tema: "PROTEÇÃO INTEGRAL, DIVERSIDADE E ENFRENTAMENTO DAS VIOLÊNCIAS", e ocorrerá no dia 05 de Dezembro, à partir das 08H na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, localizada na Rua Pedro Chaves, no centro de Campo Grande.

Este é um espaço amplo de democrático de discussão e articulação coletivas entorno de propostas e estratégias de organização na garantia dos direitos da criança e do adolescente. Onde serão discutidas as prioridades nas políticas públicas nos próximos anos. Neste sentido, convidamos a todos para participarem e construírem junto conosco, neste rico momento. Disse a Secretária e Presidente do Conselho Municipal, Iara Dantas.

#Festa 14/10/2018 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL A FESTA DAS CRIANÇAS Atenção criançada e papais de Campo Grande, nesta quinta-feira (18) de Outubro às 17H na Praça João do Vale, a Prefeitura Municipal, estará a realizando "A Festa das Crianças" com muita diversão para vocês.

Contaremos com palhaços, castelinho, piscina de Bolinhas, cama elástica, pipoca, algodão doce, picolé, apresentações e muito mais.

Contamos com a sua presença, é a festa das crianças de Campo Grande!
#Lazer 05/10/2018 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA DE CAMPO GRANDE REALIZA DIA DE LAZER, SAÚDE E BEM ESTAR COM GRUPO DA MELHOR IDADE A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou na manhã desta sexta-feira (05) de Outubro, um dia especial de lazer, saúde e bem estar com o grupo da melhor idade.

Com muita animação, disposição e alegria os idosos participaram de diversas atividades, dentre elas aula de hidroginástica, com a Professora de Educação Física, Leiliane Rocha e em seguida momento de livre de lazer, monitorados pela professora, e ainda muito forró pé de serra ao vivo.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Iara Dantas enfatizou a importância da ocasião como sendo um momento de lazer e integração para eles. “Esta socialização é uma atividade que aumenta a autoestima do idoso, dando oportunidade aqueles que não tem um momento de lazer como este. É a valorização da pessoa idosa, ao mesmo tempo que se divertem eles ainda cuidam da saúde, destacou.

A secretária informou ainda que essas atividades extras serão realizadas rotineiramente, sem contar com as atividades que já são realizadas diariamente com o grupo da melhor idade, tais como atividades físicas, atendimentos com profissionais da secretaria de Desenvolvimento Social, o tradicional "forró da melhor idade, dentre muitos outros serviços oferecidos pela prefeitura municipal.
#Educação 25/09/2018 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SETEMBRO AMARELO: PREFEITURA DE CAMPO GRANDE REALIZA CAMINHADA DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO A Prefeitura de Campo Grande, por meio de ação conjunta da Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde, realizaram na manhã desta terça-feira (25), uma caminhada pelas ruas da cidade, pela prevenção ao suicídio.

A ação faz parte da campanha “Setembro Amarelo” que objetiva conscientizar, prevenir e alertar quanto realidade assustadora do suicídio.

No Brasil, cerca de dez mil pessoas cometem suicídio anualmente, segundo a ABP. Pesquisa publicada em 2002 pela Word Psychiatry demonstra que "em 96,8% dos casos, caberia um diagnóstico de transtorno mental à época do ato fatal".

O diagnóstico precoce e o tratamento de transtornos mentais poderia evitar grande parte dos casos. Depressão, transtorno de bipolaridade, dependência de álcool ou drogas psicoativas e esquizofrenia podem ser fatores de risco, especialmente se combinados, porque haveria uma possível relação entre "comportamento suicida e doença mental", de acordo com o Assistente Social, Ikaro Freitas.

Durante a caminhada pelas ruas da cidade, foram distribuídos panfletos, com informações e formas de identificação e prevenção ao suicídio, ao mesmo tempo em que os profissionais de ambas as secretarias conversavam com a população.
#Administração 18/07/2018 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA DE CAMPO GRANDE REALIZA A DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DE 1000 (MIL) QUILOS DE PEIXE E OUTROS PRODUTOS A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou na manhã desta terça-feira (17), uma grande distribuição gratuita de alimentos.

Foram distribuídos entre os cidadãos mais de 1000 (Mil) quilos de Peixe, alface, cebolinha e batata doce. Os produtos são distribuídos entre a população mais carente do município, por meio de um programa em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

Em conformidade com a secretária Iara Dantas, este programa tem atendido centenas de famílias em Campo Grande, contribuindo diretamente no dia-a-dia da população, que estão recebendo gratuitamente uma boa quantidade de alimentos saudáveis e de grande qualidade nutricional, por meio de um simples cadastro que pode ser feito na sede da secretaria de Desenvolvimento Social, onde o beneficiário estará recebendo um cartão que dará direito a família a adquirir todos os produtos que são distribuídos semanalmente. Ainda de acordo com Iara Dantas, este cartão é uma forma de controle interno da SMDS, que tem facilitado e dado mais eficiência na distribuição dos alimentos.
#AssistênciaSocial 16/07/2018 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA DE CAMPO GRANDE REALIZA CERTIFICAÇÃO DE ALUNOS DOS CURSOS DE CORTE DE CABELO E AUTO MAQUIAGEM A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), realizou na manhã desta sexta-feira (13), na sede da SMDS, a solenidade de certificação dos alunos dos cursos de corte de cabelo (tendências atuais) e de auto maquiagem.

A Secretária Iara Dantas, destacou a importância da realização de cursos como estes, ‘’Ressaltamos a importância de ofertar gratuitamente as pessoas cadastradas nos Programas Sociais do município, capacitação para aprimorar conhecimentos básicos que possam incrementar na renda pessoal ou familiar, promovendo assim a cidadania e o crescimento sustentável do nosso município, no momento em que o cidadão campo-grandense passa a ter uma profissão e o primeiro passo iniciar um novo empreendimento em nossa cidade.”

Iara Dantas, afirmou ainda que, a Prefeitura de Campo Grande, estará sempre buscando parcerias para proporcionar novas qualificações a população campo-grandense e em breve novos cursos virão, no momento em que agradeceu a parceria e toda atenção da equipe do SENAC e o empenho dos alunos que concluíram os referidos cursos.
#AssistênciaSocial 03/07/2018 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA DE CAMPO GRANDE REALIZOU MAIS UMA EDIÇÃO DO "ARRAIÁ DA MELHOR IDADE"
A Prefeitura Municipal de Campo Grande realizou na última quinta-feira (28), mais uma edição do arraiá da Melhor Idade, onde os participantes do grupo esbanjaram alegria, durante o evento organizado pela secretaria municipal de Desenvolvimento Social.

O evento contou com comidas típicas e muito forró pé de serra. “Além de diversão e comida típica, essa é uma festa de integração”, observou a Secretária de Desenvolvimento Social Iara Dantas, que prestigiou o evento acompanhada de toda a equipe da secretaria e do CRAS, presença ainda do Vice Prefeito Alzay Pimenta.

Para o Prefeito Manoel Veras, a alegria estampada no rosto dos participantes é a recompensa do trabalho desenvolvido com eles. “É uma satisfação proporcionar momentos como este para o grupo da nossa melhor idade. Esta gestão tem o firme compromisso de promover o bem estar do idoso”, frisou.

“Só temos a agradecer o apoio da prefeitura, que faz de tudo para o grupo, com ações frequentes que proporcionam lazer e diversão a todos”. Destacou a Coordenadora de Amparo ao Idoso, Alcilene Vieira.
#AssistênciaSocial 19/06/2018 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL EQUIPE DO PROGRAMA CRIANÇA FELIZ REALIZA ENTREGA DOS KITS ÀS FAMÍLIAS DO PROGRAMA Nesta segunda (18) na Sede dos Idosos, aconteceu o Encontro com as Famílias acompanhadas pelo Programa Criança Feliz. O Programa atende da gestação até as crianças de 3 anos, com ressalva para as crianças deficientes que são acompanhadas até os 6 anos.


Na oportunidade foram entregues os kits com os livros recebidos no Mês de Abril pelo Itaú Social, através do Projeto Leia para uma Criança.


Segundo Tarcila Freire Supervisora do Programa os livros vem para dar o suporte e auxiliar o trabalho que os visitadores já vem desenvolvendo no acompanhamento semanal as Famílias.
Além da Equipe do Programa participaram dessa Atividade Dayany Cristiny (Coord. do CRAS), Emanoele Gracyelle (Representando Iara Dantas, Secretária de Desen. Social) e Ikaro Freitas (Assistente Social do CRAS).

#Administração 22/05/2018 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA DE CAMPO GRANDE REALIZA AULA INAUGURAL DE CURSOS EM PARCERIA COM O SENAC A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), realizou na tarde da última segunda-feira (21), na sede da SMDS, a aula inaugural de cursos destinados aos beneficiários do Programa Bolsa Família.

Os cursos ministrados são de corte de cabelo (tendências atuais) e de auto maquiagem.

A Secretária Iara Dantas, destacou a importância da realização de cursos como estes, ‘’Ressaltamos a importância de ofertar gratuitamente as pessoas cadastradas nos Programas Sociais do município, capacitação para aprimorar conhecimentos básicos que possam incrementar na renda pessoal ou familiar, promovendo assim a cidadania e o crescimento sustentável do nosso município, no momento em que o cidadão campo-grandense passa a ter uma profissão e o primeiro passo iniciar um novo empreendimento em nossa cidade.”

Iara Dantas, afirmou ainda que, a Prefeitura de Campo Grande, estará sempre buscando parcerias para proporcionar novas qualificações a população campo-grandense.
#AssistênciaSocial 18/05/2018 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA DE CAMPO GRANDE ENCERRA ATIVIDADES DO FAÇA BONITO COM UMA BELA CAMINHADA PELAS RUAS DE CAMPO GRANDE
Para mobilizar a sociedade e celebrar o dia 18 de maio - Dia de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura Municipal de Campo Grande por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Secretaria Educação e Secretaria de Saúde, realizou na tarde desta quinta -feira, 17, a culminância da campanha Faça Bonito, com uma bela caminhada pelas principais ruas de Campo Grande.

A campanha iniciou na última segunda-feira, 13, com palestras, distribuição de material informativo, apresentações teatrais abordando a temática e chamando a atenção para a importância da denúncia, além de visitas aos bairros mais carentes do município.

Vale ressaltar que nem a chuva desanimou a equipe da gestão municipal, assim como os estudantes e população em geral presente, de realizarem um belíssimo ato em defesa das nossas crianças e adolescentes.

Ao final do ato, a Secretária de Desenvolvimento Social, Iara Dantas, agradeceu em nome do Prefeito Manoel Veras, a todos pelo engajamento na campanha, assim como o total apoio do Conselho Tutelar e da Polícia Militar, bem como, aos diretores de escolas e cada família que tão bem recebeu a equipe da gestão municipal.
#Festa 15/05/2018 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA DE CAMPO GRANDE REALIZA GRANDE FESTA DAS MÃES A Prefeitura Municipal de Campo Grande/RN por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, e com apoio logístico da Coordenação de Cultura realizaram na tarde deste último sábado, 12/05, a Tradicional Festa das Mães.

Um grande evento social em homenagem as mamães da nossa cidade e do município em geral foi realizado no Arco Verde Casa Show, para melhor acomodar e acolher todas as mamães do nosso presentes.


O evento foi um sucesso de público e registrou a participação de mais de 1200 pessoas presentes, com mães tanto da cidade como das dezenas de comunidades rurais que integram o território municipal.

Cada mãe que chegava ao evento recebia uma ficha com uma belíssima flor contendo um número para concorrer à diversos prêmios, A MAIOR QUANTIDADE JÁ OFERTADA EM UMA EDIÇÃO DESTE EVENTO, Dentre eles: ventiladores, sanduicheiras, liquidificadores, torradeiras, panelas de pressão, além dos prêmios principais da festa.

O evento teve como atração o cantor, Ailton Farra, que apresentou um repertório especialmente dedicado as mães, com grandes sucessos.

Na oportunidade, tiveram apresentações de escolas municipais da cidade e zona rural, além das oficinas de ballet e do grupo de violão do SVFC/CRAS, além de um desfile especial do grupo de mulheres da melhor idade do município.

O prefeito Manoel Veras, o vice Alzay Pimenta, e a primeira Dama Iara Dantas, parabenizaram a todas as mamães e o belo trabalho feito por todos organizadores e colaboradores do brilhante evento, participaram ainda, vereadores, Secretários, Coordenadores, Diretores, demais autoridades locais e servidores públicos em geral. Vale ressaltar a presença na mesa de honra, da Senhora Maria Moura, convidada e representar todas as mães campo-grandenses. Ao final foi servido um delicioso jantar para todos presentes no evento.
#AssistênciaSocial 14/05/2018 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL REPRESENTANTES DO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE PARTICIPAM DO SEGUNDO CICLO DE CAPACITAÇÃO DO SELO UNICEF EM PORTALEGRE/RN Na última sexta-feira (11) representantes do município de Campo Grande participaram no Centro Administrativo da Cidade de Portalegre/RN do Segundo Ciclo de Capacitação do Selo Unicef 2017/2020.

O Encontro que foi dirigido por representantes do UNICEF e da CASA RENASCER reuniu cerca de 40 municípios do Oeste, dentre todos os direcionamentos estão principalmente a Formação do NUCA e Realização dos Fóruns Municipais.

O SELO UNICEF Ed. 2017/2020 é uma série de compromissos assumidos pela gestão para viabilizar Politicas Publicas voltadas para Crianças e adolescentes. Participaram deste momento Geovanna Medeiros (Secretária de Educação e Articuladora do Selo), Ikaro Freitas (Representando a Secretária de Desenvolvimento Social Iara Dantas) e a Adolescente Luyziane Alves (Representando todos os adolescentes do município).
#AssistênciaSocial 09/05/2018 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CONVITE PARA PROGRAMAÇÃO ALUSIVA AO DIA DAS MÃES EM CAMPO GRANDE A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, tem a honra de convidar todas as Mães campo-grandenses para participar de evento alusivo a este dia tão importante, o dia das Mães. Confira a programação e participe deste dia que é todo seu. Evento pensando e programado com todo carinho!



PROGRAMAÇÃO



16:00HS – INICIO

17:00HS – ABERTURA OFICIAL E FORMAÇÃO DA MESA DE AUTORIDADES

18:00HS AS 18:30HS – DESFILE COM AS IDOSAS DA MELHOR IDADE

18:40HS AS 19:30HS – APRESENTAÇÕES DE CRIANÇAS E JOVENS DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VINCULOS – SCFV

19:40HS AS 20:00HS – APRESENTAÇÕES DE CRIANÇAS DAS ESCOLA MUNICIPAIS

20:10HS AS 21:00HS – ENCERRAMENTO COM SORTEIO DE BRINDES E JANTAR PARA AS MÃES.
#AssistênciaSocial 08/05/2018 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA DE CAMPO GRANDE CONVIDA POPULAÇÃO PARA PARTICIPAR DE ATIVIDADES DA SEMANA DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO
A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio de ação integrada Secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, para a semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que inicia nesta segunda-feira (14) e culminando com grande caminhada do Faça Bonito no dia 18 de Maio pelas principais ruas da cidade.

SEGUNDA 14/05
07:40H - Oficina na CRECHE Dione Nogueira;
09:30H - Oficina no Colégio Sagrado Coração de Maria;
11:00H - Participação no Programa de Rádio Trabalhando com o Povo, abordando sobre o Tema Abuso e Exploração Sexual Infanto Juvenil;
14:30H - Oficina para turma da Educação Infantil da Escola Iêda Medeiros.

TERÇA 15/05
08:00H - Visita ao Conjunto Padre Pedro e Conjunto da Pesca;
14:00H - Acolhida na Unidade Básica de Saúde.

QUARTA 16/05
08:00H - Oficina na Escola Municipal do Bom Jesus, encerrando com o “apitaço” em frente à escola;
14:00H - Visita as Escolas Municipais e Estaduais;
19:30H - Esquina da Conscientização na Escola Iêda Medeiros.

QUINTA 17/05
08:00H - Oficina na Escola Municipal Joaquim Leal Pimenta;
15:30H - Caminhada Faça Bonito.

Sintam-se todos convidados para participarem de toda a programação, e lembre-se que o dever de proteger nossas crianças e adolescentes é um dever de todo cidadão!
#AssistênciaSocial 27/04/2018 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL TÉCNICOS DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CONSELHO TUTELAR PARTICIPAM DO FÓRUM REGIONAL DE FORTALECIMENTO DO FI Nos dias 25 e 26 de abril ocorreu no Auditório da Universidade Federal Rural do Semiárido UFERSA em Mossoró/RN, o I FÓRUM DE FORTALECIMENTO DO FUNDO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA da Região Oeste.

Os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, são fundos públicos especiais administrados pelos Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, que tem como finalidade financiar programas e projetos sociais direcionados a crianças e adolescentes.

Participaram desse Fórum Emanuelle Graciele (Diretora administrativa da SMDS), Ikaro Freitas (Assistente Social do CRAS) e José Nilton (Conselho Tutelar). A Secretária de Desenvolvimento Social e Presidente do COMDICA Iara Dantas não participou do evento em virtude do cumprimento de uma agenda importante em Natal.
#AssistênciaSocial 24/04/2018 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL REDE DE PROTEÇÃO A CRIANÇA E AO ADOLESCENTE DISCUTE PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANT A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde reuniu na manhã desta terça-feira (24) toda a rede de proteção a Criança e ao adolescente, envolvendo Escolas Municipais, Estaduais, Privadas, Conselho Tutelar entre outras, com o objetivo de programar as ações que serão desenvolvidas na Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que acontecerá de 14 a 18 de Maio.


Esta ação tem objetivo de mobilizar a comunidade e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.


Ate segunda-feira (30) estaremos divulgando a Programação oficial pelos veículos de Comunicação da Prefeitura Municipal.
#AssistênciaSocial 13/04/2018 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA DE CAMPO GRANDE PROMOVE CURSOS PARA BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM PARCERIA COM O SENAC A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), promoverá cursos destinados aos beneficiários do Programa Bolsa Família.

Os cursos ofertados serão:

Curso de Auto Maquiagem / 20 Vagas com carga horária de 20 horas (idade mínima 15 anos);

Curso de Corte de cabelo tendências atuais / 20 Vagas com carga horária de 40 horas.

As inscrições serão realizadas somente entre os dias 07 e 11 de Maio das 08:00H às 13:00H na Sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, localizada a Rua Pedro Chave no centro de Campo Grande. A documentação necessária para a realização das inscrições são:

- RG e CPF (Cópias)

- Comprovante de residência (Cópias)

- Comprovante de Escolaridade (Cópia do Histórico ou Declaração)

A Secretária Iara Dantas destacou a importância da realização de cursos como estes. ‘’Ressaltamos a importância de ofertar gratuitamente as pessoas de baixa renda , cadastradas nos Programas Sociais do município, capacitação para aprimorar conhecimentos básicos que possam incrementar na renda pessoal ou familiar, promovendo assim a cidadania e o crescimento sustentável do nosso município, no momento em que o cidadão campo-grandense passa a ter uma profissão e o primeiro passo iniciar um novo empreendimento em nossa cidade.”
#AssistênciaSocial 12/04/2018 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL FORRÓ DA MELHOR IDADE É QUALIDADE DE VIDA A Prefeitura Municipal de Campo Grande por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social/CRAS estará promovendo mais um edição do forró da melhor idade.

O Forró da melhor idade ocorrerá na Sede do Grupo, nesta sexta-feira (13), às 18H, com o artista Ailton Farra, que irá se apresentar cantando muito forró Pé de Serra e um repertório que irá agradar a todos.

Convidamos todos os participantes do grupo para juntos realizarmos mais um belíssimo evento com o novo formato que demos a atividade, toda nossa equipe está pronta para acolher cada um com muito carinho, respeito e proporcionando mais qualidade de vida!

#TrabalhandoComOPovo #PMCG #MelhorIdade #QualidadeDeVida
#AssistênciaSocial 11/04/2018 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL RECEBE DOAÇÃO DO ITAÚ SOCIAL A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social recebeu a doação dos Livros por meio do Itaú Social.


Os livros serão utilizados pelo CRAS e os Kits deverão ser entregues às famílias atendidas pelo Programa Criança Feliz, a partir das Visitas Domiciliares.


Crianças que crescem ouvindo histórias tem muitos benefícios no seu desenvolvimento como:
- Mais facilidade de aprender;
- Mais interesse na alfabetização e em outras atividades;
Maior Habilidade de se comunicar, tanto falando quanto escrevendo entre outras.
Para a Secretária Iara Dantas os livros irão ajudar as famílias a complementar com as leituras os métodos já desenvolvidos pelo Criança Feliz.

Para a Secretária Iara Dantas os livros irão ajudar as famílias a complementar com as leituras os métodos já desenvolvidos pelo Criança Feliz.
#AssistênciaSocial 02/04/2018 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SUSPENSÃO DO BOLSA FAMÍLIA POR MOTIVO DE RECEBIMENTO DO SEGURO DEFESO IRÁ REPERCUTIR A PARTIR DA FOLHA DE PAGAMENTO DO M O Decreto nº 8.424, de 31 de março de 2015, trata das novas regras do Seguro Defeso e traz mudanças para alguns beneficiários do Programa Bolsa Família. A Lei nº 10.779, de 25 de novembro de 2003, após sua modificação pela Medida Provisória nº 665, de 30 de dezembro de 2014.

A alteração que tem impactos no Bolsa Família é: as famílias de pescadores artesanais que são do Bolsa Família terão o benefício suspenso pelo mesmo período em que receberem o Seguro Defeso.


O Seguro Defeso é um benefício concedido ao pescador artesanal que fica proibido de exercer a atividade pesqueira durante o período de defeso de alguma espécie. O benefício tem o valor de um salário-mínimo e é pago enquanto durar o defeso, até o limite de 5 meses. A duração do defeso é definida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), de acordo com a época de reprodução de cada espécie.
#AssistênciaSocial 23/03/2018 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SECRETÁRIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PARTICIPA DE REUNIÃO DO COEGEMAS/RN A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social de Campo Grande, se faz , se presente nesta quinta-feira, 22, a reunião ordinária na instância do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Rio Grande do Norte – Coegemas/RN. O evento, com a participação de gestores de Assistência Social dos demais municípios potiguares, ocorreu no auditório da Emater/RN, no Centro Administrativo, em Natal.

A secretária declarou que diversos assuntos constaram na pauta do encontro. Tais como orientações aos Conselhos Tutelares Municipais, direitos das crianças e adolescentes, orientações sobre questões que devem ser encaminhadas para outros órgãos, tais como a Vara da Infância e juventude.

Outro ponto importante destacado pela secretária, foi a apresentação dos índices de violência exposta pelo município de Mossoró e os reflexos do Rio Grande do Norte inteiro.
#AssistênciaSocial 19/02/2018 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL INSCRIÇÕES PARA OFICINAS DO CRAS INICIAM NESTA SEGUNDA-FEIRA (19)
Na manhã desta segunda-feira, iniciaram no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) em Campo Grande as inscrições das oficinas do Serviço de de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

As inscrições estão abertas para as oficinas de Música, Leitura, Ballet, Arte Popular, Dança e Artesanato. Os interessados devem comparecer no CRAS, munidos de documentos pessoais e comprovante de residência dos mesmos e ou da criança inscrita, no caso de ser responsável por menor de idade.
#AssistênciaSocial 08/02/2018 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL POSSE DA NOVA EQUIPE DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Na manhã desta última-quarta feira (07), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social de Campo Grande, ocorreu a solenidade de posse da nova Secretária e coordenação da referida secretaria, bem como, dos novos profissionais aprovados através do edital 001/2018.

Na oportunidade estiverem presentes, o prefeito Manoel Veras, o Vice Prefeito Alzay Pimenta, secretários municipais, a vereadora Lilia Holanda, vereadora Ana Tereza, Vereadora Luana Priscila, Conselho Tutelar, demais lideranças e população em geral, que presenciaram a posse da Secretária de Desenvolvimento Social, Iara Dantas e equipe.

O evento teve animação cultural, da Centenária Banda de Música Monsenhor Militão Benedito de Mendonça, regida pelo maestro Mateus Soares.
#AssistênciaSocial 07/02/2018 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA DE CAMPO GRANDE REALIZARÁ "BAILE DE CARNAVAL DA MELHOR IDADE" NESTA QUINTA-FEIRA (08) DE FEVEREIRO A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizará "O Baile de Carnaval da Melhor Idade", a partir das 18:00H.

O Baile de Carnaval da Melhor Idade 2018, ocorrerá na Sede do referido grupo, e a animação ficará por conta da Orquestra de Frevo e o artista, Márcio Show.

Todos os participante do grupo da melhor idade, sintam-se convidados para este evento que está sendo preparado com muito carinho pela gestão "Trabalhando com o Povo."
#AssistênciaSocial 18/12/2017 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SECRETÁRIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL REALIZOU PRESTAÇÃO DE CONTAS NA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES Na última sexta-feira (15), a Secretária Priscila Melo, realizou a prestação de contas da Secretaria Desenvolvimento Social de Campo Grande (SMDS). A prestação de contas, ocorreu em dois momentos, pela manhã, às 10:30H na sessão ordinária da câmara municipal de vereadores, que por sua vez teve as dependências sua galeria lotada.

O segundo momento ocorreu na FM 104,9 de Campo Grande, às 16:00H, no Programa do Sertão.

Nos dois momentos, a Secretária Priscila Melo, prestou contas com a população dos recursos que são utilizados pela Secretaria de Desenvolvimento Social, é responsável pelo planejamento, coordenação e execução da Política Municipal de Assistência Social e pela Gestão do Sistema Único de Assistência Social no Município – SUAS, assim como, falou do planejamento da SMDS para o ano de 2018.

Durante todo este mês de Dezembro, secretários e coordenadores da gestão municipal, estarão dando continuidade ao trabalho de transparência da Prefeitura Municipal de Campo Grande.
#AssistênciaSocial 16/11/2017 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CONVOCA IDOSOS QUE POSSUEM BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social convoca os idosos que possuem BPC (Benefício de Prestação Continuada) citados abaixo, para comparecerem com urgência na casa da Família para fazerem a inclusão no Cadastro único até o dia 31 de Dezembro de 2017, para evitar o cancelamento dos seus benefícios.

São eles:

Aldenir Afonso Araújo

Altina Amorim de Alcantara

Antonia Iva Neris Cavalcante

Antonio de Oliveira

Antonio Luiz de Moura

Francisco Fernandes Pimenta

Maria josé Miranda de Oliveira

Maria Salete da Conceição Souza

Tereza Alves Soares

Umbelina de Lima Silva

Na oportunidade será necessário que todos estejam portando a seguinte documentação:

Registro de Nascimento ou Casamento

Carteira de Trabalho

CPF

RG

Titulo de Eleitor

Comprovante de Energia

Lembrando que toda a documentação é de todos que moram na casa.



Atenciosamente,


Priscila Rayane Batista de Melo

Secretária de Desenvolvimento Social
#AssistênciaSocial 01/11/2017 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL REPRESENTANTES DE CAMPO GRANDE PARTICIPAM DA XI CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) ”, ocorre em Natal, a 11° Conferência Estadual de Assistência Social, realizada pela Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) e pelo Conselho Estadual da Assistência Social (Ceas). O evento contou com a participação de 300 pessoas, entre técnicos, gestores e trabalhadores da assistência social de todo o estado. O evento ese encerra nesta quarta-feira (1º), na Escola de Governo Dom Eugênio de Araújo Sales.

Participam desse momento a Secretária Priscila Melo e a Assistente Social Patrícia Viana, ambas como representantes governamentais, e também o jovem Pedro Lucas representando a sociedade civil, todos escolhidos na Conferência Municipal de Campo Grande que aconteceu em Julho desse ano.

A Conferência da Assistência Social é um espaço de participação de toda a sociedade na Política de Assistência Social.

Um momento democrático e deliberativo de grande relevância para o fortalecimento do SUAS, que reafirma a Política Pública como direito de quem dela necessitar.
#AssistênciaSocial 16/10/2017 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA DE CAMPO GRANDE COMEMOROU DIA DAS CRIANÇAS COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL A Prefeitura Municipal de Campo Grande, realizou grande comemoração alusiva ao Dia das Crianças com uma programação especial no último sábado (14/10), na Praça João do Vale, no Centro. O evento foi organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS), juntamente com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEMEC).

Estiveram presentes, o Prefeito Manoel Veras, o vice prefeito Alzay Pimenta, a primeira Dama, Iara Dantas, a Vereadora Ana Tereza e demais secretários, coordenadores e diretores da gestão municipal.

Dentre as atividades realizadas, tivemos passeios de trenzinho, animadores, parquinho de diversão com diversos brinquedos, apresentações, do grupo de ballet e do grupo de violão do (CRAS/SCFV), ainda, distribuição de pipoca, picolé e algodão doce. Tudo totalmente gratuito, voltado para as crianças e suas famílias.

“Brincar é também uma forma de comunicação, no brincar a criança reproduz o cotidiano. E é a parte mais prazerosa da aprendizagem. a brincadeira são ferramentas que favorecem o domínio corporal, os sentimentos, conhecimentos, regras e limites. Realizamos essa atividade, no intuito de reunirmos as famílias para aproveitar a diversão junto com as crianças neste dia tão especial." Disse o Prefeito Manoel Veras em seu pronunciamento.

O objetivo da ação, além de celebrativo, foi também mais uma das varias atividades realizadas pelo governo municipal na perspectiva de fortalecer o vínculo familiar, comunitário e auxiliar no desenvolvimento das crianças de Campo Grande, além de promover arte, cultura e lazer. As atividades foram coordenadas pelos servidores do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da SMDS.
#AssistênciaSocial 13/10/2017 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CONVITE: COMEMORAÇÃO ALUSIVA AO DIAS DAS CRIANÇAS NESTE SÁBADO (14) A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Secretaria de Educação, Cultura Esporte e Lazer, promovem neste sábado, dia 14 de outubro à partir das 17:00H, na Praça João do Vale uma comemoração alusiva ao Dia das Crianças.

Este dia foi programado com muito carinho, trazendo mais alegria e diversão para as nossas crianças. Entre as atividades teremos, apresentações das oficinas do SCFV, distribuição de guloseimas, como picolés, pipoca, algodão doce e diversas brincadeiras e muito mais.

"Ainda é tempo de celebrar o amor e alegria das nossas crianças, por isso preparamos tudo com muito carinho e amor trabalhando em conjunto com a secretaria de educação, mais uma ação que realizaremos mostrando o compromisso da nossa gestão com todas as classes sociais, principalmente os que mais necessitam dos serviços prestados pelo poder público municipal, em nome do nossos prefeito Manoel Veras, cumprindo mais este compromisso de zelar também pelas nossas crianças." Disse a secretaria de Desenvolvimento Social, Priscila Melo.
#AssistênciaSocial 31/08/2017 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA DE CAMPO GRANDE REALIZA AÇÕES NA COMUNIDADE MORCEGO A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social iniciou as ações do CRAS na Comunidade do Morcego, os moradores daquela comunidade passam a receber uma maior atenção através dos serviços do governo municipal. Além das atividades da Equipe Volante a gestão se comprometeu em levar as oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para comunidade, o que irá auxiliar o trabalho do Programa de Apoio Integral a Família (PAIF), contribuindo assim com o desenvolvimento da comunidade.

É importante ressaltar que tem sido realizado um intensivo trabalho diário para que os usuários tenham cada vez mais acesso aos serviços, programas e benefícios da Assistência Social, trabalhando arduamente no Sistema de garantia de direitos.

Queremos agradecer o apoio da Associação Comunitária do Morcego pela parceria na mobilização e realização das atividades. Nos próximos dias estaremos intensificando os serviços para as demais comunidades rurais. Disse a Secretária de Desenvolvimento Social, Priscila Melo.
#AssistênciaSocial 24/08/2017 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA MUNICIPAL REALIZA ATIVIDADES NO CONJUNTO PADRE PEDRO NEEFS (AGOSTO LILÁS) A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social/CRAS, realizou grande atividade nesta quarta-feira (23) no Centro Ronaldo Valência, conjunto padre Pedro Neffs.

Dentre as atividades realizadas, teve a Zumba lilás, palestras, apresentações culturais, destaque para a apresentação do ballet do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e ainda o Cine Social, mais um projeto desenvolvido e criado pela gestão trabalhando com o povo!

"A violência contra mulher precisa ser discutida todos os dias e com todos os setores da sociedade! Precisamos sensibilizar a população da importância de discutir o tema com o intuito de coibir e prevenir toda forma de violência." Disse a Secretária de Desenvolvimento Social, Priscila Melo.

Hoje (24), continuam as atividades alusivas ao AGOSTO LILÁS, com o Cine Social e palestras, à partir das 19:00H na Escola Estadual Prof. Adrião Melo.
#AssistênciaSocial 23/08/2017 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PROGRAMAÇÃO DO AGOSTO LILÁS EM CAMPO GRANDE A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento social em parceria com o Conselho Tutelar tem a honra de convidar toda a população para participar da Programação da campanha do agosto lilás, que é um convite para olharmos com atenção para os casos de violência contra mulher.

Dia 23, quarta-feira será realizada a zumba lilás a partir das 18H, e logo depois as 19H acontecerá o cine social, no prédio da associação Ronaldo Valença no Conjunto Padre Pedro;

Dia 24, quinta-feira Cine Social será a partir das 19H em frente a Centenária Escola Estadual Prof. Adrião Melo.

Durante a programação haverá apresentações culturais do Serviço de convivência-CRAS, e um espaço de acolhida para crianças.

É um direito da mulher viver sem violência!
#AssistênciaSocial 21/08/2017 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA DE CAMPO GRANDE REALIZA GRANDE COMEMORAÇÃO ALUSIVA AO DIA DOS PAIS COM O GRUPO DA MELHOR IDADE A Prefeitura Municipal de Campo Grande por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social/Coordenação de Amparo ao Idoso, realizaram na última sexta-feira (18), uma grande comemoração alusiva ao dia dos pais, com o grupo da melhor idade.

Em uma grande festa e momento de lazer e muita alegria, a comemoração contou ainda com a presença do Grupo da Melhor Idade "Amantes das Caraubeiras" da cidade de Caraúbas que se divertiram bastante e elogiaram toda a acolhida e o carinho com o que a coordenação trata todos os integrantes do grupo, assim como toda a estrutura.

"A Prefeitura e toda a coordenação de Campo Grande, está de parabéns tudo muito organizado e belo, aqui não falta nada, em nome do grupo Amantes das Caraubeiras, agradeço o convite e a recepção." Disse Dalva, Coordenadora do Grupo da Melhor Idade da cidade de Caraúbas.

Além do Tradicional forró, ainda houve sorteio de vários brindes entre os pais presentes na comemoração. O novo modelo mais acolhedor da Coordenação de Amparo ao Idoso de Campo Grande, tem reaproximado e trazido cada vez mais um número maior de participantes. Toda a equipe está de parabéns!
#AssistênciaSocial 14/08/2017 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA MUNICIPAL RESOLVE 77 CASOS DE CANCELAMENTOS DO BOLSA FAMÍLIA
A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social com esforço diário da equipe do Bolsa Família, consegue resolver 77 situações de cancelamentos de cartões, possibilitando novamente a inclusão dessas famílias ao Programa. Foram concedidos também 190 novos benefício às famílias que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social nas zonas urbanas e rurais.

No total, foram registrados 267 casos que tiveram suas situações resolvidas. Vale ressaltar, o empenho de toda a equipe que trabalhou nesses últimos meses independente de horários ou fins de semanas, com o objetivo de resolver tantas situações de famílias carentes do nosso município, e fazer com que as mesmas voltassem a receberem seus benefícios, inclusive situações de + de 2 anos de cancelamento.

As famílias que fizeram cadastros novos e que estavam em situação de cancelamento e bloqueios, procurem a casa da família para receberem as orientações. Vale ressaltar que nem todas as situações irregulares foram resolvidas nesse primeiro momento, entretanto, a equipe reforça o compromisso e empenho para que isso aconteça o mais rápido possível. Parabéns a equipe e as famílias que voltam a ter direito ao seus benefícios!
#AssistênciaSocial 17/07/2017 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE OFERECE AULAS GRATUITAS DE VIOLÃO E FLAUTA DOCE A Prefeitura Municipal de Campo Grande, através do Serviço de Convívio e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), vem realizando aulas gratuitas de violão e Flauta Doce na sede do CRAS. As aulas estão sendo ministradas pelo Prof. de Música, Rafael Góis, com jovens e crianças de Campo Grande.

Para participar do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o cidadão deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), além de aulas gratuitas de violão, são realizadas diversas atividades, dentre elas, aulas zumba, de artesanato, arte popular e violão. O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.
"Buscarei contribuir bastante para o aprendizado musical dessas crianças, jovens e adolescentes, dando o meu máximo para que todos eles aprendam a tocar esses instrumentos musicais e gostem dessa arte, como também buscarei contribuir para o crescimento musical de nossa cidade, pois muito me alegra por hoje poder compartilhar os conhecimentos adquiridos ao logo desses três anos e meio de graduação com meus conterrâneos, pois tenho muito orgulho dessa terra, a terra do músico. Neste sentido espero que através dessas aulas essas crianças, jovens e adolescentes a venham despertar o gosto de pela música e também se prevenir das situações de risco que vemos no nosso cotidiano tais como envolvimento com drogas, situações de violência, entre outras. Nosso intuito é que através dessas aulas eles desenvolvam diversas habilidades, como disciplina, coordenação motora, desenvolvimento intelectual e outras tantos benefícios que a música proporciona." Disse Rafael Góis.
#AssistênciaSocial 14/07/2017 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE REALIZOU A "VI CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL" A Prefeitura Municipal de Campo Grande e o Conselho Municipal de Assistência Social, realizaram a VI Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema: "Garantia de Direito no Fortalecimento do SUAS."

Na oportunidade, a palestra foi ministrada pela Srª Priscila Brandão. A conferência contou com a participação de vários grupos da sociedade civil , profissionais da educação, profissionais da Assistência social e autoridades municipais. Estiveram presentes, o Prefeito Manoel Veras, o vice prefeito Alzay Pimenta, as vereadoras Ana Tereza e Luiza Vieira, o vereador Nilson Gondim, secretários e ainda o assessor da Senadora Fátima Bezerra, Caramurú Paiva.

A Conferência é um espaço de avaliação e planejamento dos próximos passos da Política de Assistência Social no município. Um momento de extrema importância para todos os usuários/as, beneficiários/as, trabalhadoras/as, Conselheiros/as, Poder Público e para toda sociedade. A participação de todos é imprescindível para o fortalecimento e garantia de direitos do Sistema Único de Assistência Social.
"Em nome da Secretaria de Desenvolvimento Social, agradecemos ao Prefeito Manoel Veras e o vice Alzay Pimenta por todo o apoio e participação. Agradecemos também a contribuição de Caramuru Paiva, Assessor da Senadora Fátima Bezerra, a vereadora Luiza Vieira, e Maria Zuleide Araújo, bem como todos/as os usuários/as, beneficiário/as, trabalhadores /as, conselheiros/as, delegados /as e demais convidados. Todos juntos fortalecendo a Assistência Social do nosso Município." Disse a Secretária de Desenvolvimento Social, Priscila Melo.
#AssistênciaSocial 10/07/2017 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL AULAS GRATUITAS DE ZUMBA A Prefeitura Municipal de Campo Grande tem promovido qualidade de vida através de aulas gratuitas de Zumba.

Atenção as aulas são para homens e mulheres, não fique de fora!

CONFIRA OS HORÁRIOS

Segundas, terças, quartas e quintas-feiras, sendo Segundas às 05:30H da manhã para a turma da melhor idade e 18H para adultos, terças-feiras a partir das 18H para as crianças, quartas-feiras às 05:30H da manhã para a turma da melhor idade e 18H para adultos e quintas-feiras a partir das 18H novamente com as crianças. As aulas acontecem no Clube Arco Verde com a Educadora Física Leiliane Rocha.

ALGUNS DOS BENEFÍCIOS DA ZUMBA

Queima de 500 a 1000 calorias em uma aula, dependendo da intensidade do treino.

- Por ser uma prática bem alegre, divertida, beneficia a autoestima dos seus praticantes e ainda interação com os outros participantes, tornando uma aula bem social.

- Beneficia a coordenação motora, deixando os reflexos mais rápidos e melhora o equilíbrio. Isso tudo devido aos movimentos da zumba que mistura movimentos rápidos e lentos, variando a velocidade.

- Melhora também o sistema cardiovascular, devido aos movimentos de respiração que ocorre durante os exercícios e ajudam a saúde do coração.

- A zumba trabalha muito os músculos inferiores (músculo da coxa, glúteo e músculo posterior da coxa e panturrilha). O que faz com que haja o fortalecimento dos mesmos, deixando sua perna e bumbum durinhos. Os músculos do CORE (abdômen, cintura e quadril) também são muito usados.

- O esporte é ótimo para a memória, pois os passos ensinados pela professora são lembrados para as próximas vezes.

- A modalidade faz com que você se sinta em uma festa. A coreografia é fácil de aprender, uma vantagem para que o aluno não se sinta intimidado por não saber dançar.
Envolvente e dinâmica, a Zumba vai tomar conta do seu corpo e da sua mente, te levando para uma festa onde a alegria e o bem estar vêm sempre em primeiro lugar.
#AssistênciaSocial 10/07/2017 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CONVITE PARA A "VI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL" O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a Prefeitura Municipal de Campo Grande tem a honra de convidar toda a população campo-grandense e região, para participarem deste momento de avaliação e deliberação, que oportunizam o debate em torno da Sistema Único de Assistência Social a ser realizado no dia 13 de Julho no Auditório da Casa de Cultura Popular a partir das 07:00H, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários/as.

O tema deste ano é "Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS", desse modo, é de extrema importância a participação dos trabalhadores/as, usuários/as, Poder Público, e de todos os atores da Política de Assistência Social.

Este é o ponto de partida da Assistência Social comprometida com a participação popular e com um projeto de uma sociedade mais democrática, justa e solidária!
#Cultura 30/06/2017 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA MUNICIPAL REALIZOU O "ARRAIÁ DA MIÓ IDADE" A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social/Coordenação de Amparo ao Idoso, realizou na noite desta última quinta-feira (29), o intitulado "Arraiá da Mió Idade".

Cumprindo com seu compromisso social, a gestão municipal tem tido uma atenção especial com o grupo da melhor idade, além de exercícios físicos ofertados gratuitamente e testes de saúde dos mais variados, o grupo da melhor idade tem tido eventos culturais e de entretenimento de forma regular, onde são celebradas todas as datas comemorativas com muita música, além do tradicional forró.

E não foi diferente no "Arraiá da Mió Idade", os participantes tem encontrado um novo modelo mais humanizado e cheio de afeto por parte da equipe organizadora. o Arraiá contou ainda com muita dança, quadrilha improvisada, comidas típicas e todo o conforto e carinho que tem sido do ofertado pela equipe além de um ambiente muito bem organizado em clima junino.


"É muito gratificante ver todo os meus queridos participando assiduamente de todas as atividades, correspondendo a todas as nossas expectativas, é um sinal positivo de que estamos no caminho certo. Pretendemos ainda melhorar cada vez mais as nossas atividades, pois nossa equipe não tem medido esforços. Aqui agradeço a toda a nossa equipe, nossos colaboradores e especialmente a os nossos queridos participantes do grupo da melhor idade." Disse a Coordenadora de Amparo ao Idoso, Sandra Góis.
#Drogas 29/06/2017 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA MUNICIPAL REALIZOU SEMANA DE ENFRENTAMENTO ÀS DROGAS A Prefeitura Municipal de Campo Grande, em ação integrada por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e com o apoio do Conselho Tutelar, realizou semana de enfrentamento às drogas com uma grande programação entre os dias 21 e 26 de Junho.

No dia 21, deu-se o início a Semana Municipal de Enfrentamento as Drogas com oficinas na zona rural, oficinas essas que são parte de um trabalho continuo que contempla a rede municipal e estadual.

No dia 23 às 13H, ocorreu uma audiência pública na Câmara de Vereadores com o tema: "Políticas Públicas sobre Drogas do RN e suas implicações nos Municípios”, com o Prof. e Coordenador do Fórum Estadual permanente de políticas públicas, João Maria Moura e o Secretário Estadual do Esporte e Lazer, Francisco Canindé de França, ambos membros do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CONED).

No dia 26 ocorreu a culminância da semana municipal de enfrentamento às Drogas, onde foi realizado a noite cultural na Praça da Capela, contemplando toda sociedade com apresentações do teatro do CRAS, do Grupo de Capoeira Vivendo Arte Popular e da Companhia Teatral Ciranduís da cidade de Janduís, e ainda uma palestra com o Assistente Social Alex Andrade de Tal da cidade de Assú, que contou ainda com a participação do Prefeito Manoel Veras, falando da importância de incentivar e apoiar a juventude através do esporte e da educação.

A gestão Municipal convida a sociedade a contribuir com esse enfrentamento diário, a semana de enfrentamento as drogas é um trabalho de alerta a sociedade, contudo, reforçamos o convite a entrarmos neste combate no nosso dia a dia, a partir de nossas casas. Drogas são a porta de entrada para os caminhos maléficos da violência. Vamos incentivar nossa juventude a se incorporar nas diversas atividades culturais e esportivas realizados pelo município, e principalmente incentiva-los nas atividades dentro de sua escola. Vamos todos dizer não as Drogas!
#AssistênciaSocial 22/06/2017 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CONVITE PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA COM O TEMA: "POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE DROGAS DO RN E SUAS IMPLICAÇÕES NOS MUNICÍPIOS" Convidamos vossa senhoria para participar de uma audiência pública com o tema:"Políticas Públicas sobre Drogas do RN e suas implicações nos Municípios", nesse dia 23 de Junho às 13h na Câmara Municipal de Vereadores de Campo Grande, com o Prof. e Coordenador do Fórum Estadual permanente de políticas públicas, João Maria Moura e o Secretário Estadual do Esporte e Lazer, Francisco Canindé de França, ambos membros do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CONED), participem e contribuam com o debate sobre o uso/abuso das drogas no município e exerça seu papel de transformador da sociedade.
#Drogas 21/06/2017 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA REALIZA SEMANA DE ENFRENTAMENTO ÀS DROGAS DE 21 À 28 DE JUNHO A Semana Municipal de Enfrentamento às Drogas será realizada de 21 a 28 de junho, em Campo Grande/RN. Na abertura, quarta-feira (21), profissionais das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, juntamente com Conselho Tutelar, realizarão uma oficina para os adolescentes na zona rural.

“O problema das drogas é transversal a vários setores, daí a necessidade de envolver diversos organismos nas ações integradas da Prefeitura”, afirma o Prefeito, Manoel Veras. O objetivo maior da Semana Municipal de Enfrentamento às Drogas é fortalecer a prevenção, o tratamento e a reinserção social.

Um dos destaques será a audiência pública na sexta-feira (23) às 13h na Câmara de Vereadores para discutir sobre a problemática das drogas e planejar ações de enfrentamento no município de Campo Grande/RN, que terá a presença de especialistas que são referências no assunto. Entre eles, o Prof. João Maria Moura, Coordenador do fórum Estadual permanente de políticas públicas sobre drogas e o Secretário Estadual do Esporte e Lazer, Francisco Canindé, ambos membros do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas – CONED.

Incentivar a abordagem do tema em escolas, grupos comunitários e apresentar à população de Campo Grande/RN, é uma das metas do projeto. Outro objetivo é integrar os diversos setores da sociedade para prevenção às drogas.

Confira a Programação:
#Saúde 20/06/2017 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA MUNICIPAL PROMOVE QUALIDADE DE VIDA COM AULAS GRATUITAS DE ZUMBA A prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social/CRAS, está proporcionando à população de Campo Grande mais uma oportunidade para cuidar da saúde, as aulas de zumba estão movimentando os campo-grandenses e tem ganhando cada vez mais novos participantes.

Com muita música e animação as aulas são uma alternativa para quem quer fazer atividades físicas, cuidar do corpo e da mente ao mesmo tempo. As aulas são gratuitas e acontecem às segundas, terças, quartas e quintas-feiras, sendo Segundas às 05:30h da manhã para a turma da melhor idade e 18h para adultos, terças-feiras a partir das 18h para as crianças, quartas-feiras às 05:30h da manhã para a turma da melhor idade e 18h para adultos e quintas-feiras a partir das 18h novamente com as crianças. As aulas ocorrem no Clube Arco Verde com a Educadora Física Leiliane Rocha, que tem desempenhado um belíssimo trabalho.

Quem quiser participar deve correr, pois as vagas são limitadas. As inscrições estão sendo feitas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e os interessados devem portar documentos pessoais e o número do NIS.

A zumba é uma atividade física que dispensa equipamentos de academias. O exercício mistura movimentos aeróbicos já conhecidos de quem faz atividade física com ritmos e coreografias latinas, como a salsa e o merengue entre outros. Zumba é um prato cheio para quem procura emagrecer: uma aula com duração de uma hora pode queimar até 1.000 calorias. A aula começa com um aquecimento e depois são intercalados exercícios aeróbicos – para o condicionamento cardiovascular –, e movimentos de dança que trabalham músculos de forma localizada.
#AssistênciaSocial 16/06/2017 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SECRETARIA DE EDUCAÇÃO RECEBE O COORDENADOR ESTADUAL DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA Na manhã desta quarta-feira, dia 14 de junho de 2017, o Coordenador Estadual do Bolsa Família Josafá Rocha esteve na Secretaria Municipal de Educação onde reuniu-se com os representantes dos três segmentos do Programa: Educação, Saúde e Assistência Social.

O encontro foi solicitado pela Secretária Municipal de Educação Geovanna Medeiros com intuito de promover esclarecimentos aos envolvidos no desenvolvimento do Programa Bolsa Família no nosso município.

O coordenador enalteceu a todo o momento a grande necessidade de haver sempre um trabalho conjunto das três secretarias envolvidas no programa, mesmo sabendo das dificuldades existentes em desenvolver um trabalho Inter setorial em virtudes das atividades diárias de cada secretaria.

Durante toda a manhã os presentes esclareceram suas dúvidas com o coordenador Estadual do Programa Josafá Rocha, garantindo assim a todos mais conhecimento para executamos o PBF da melhor forma possível em nosso município.

A SEMEC agradece a participação da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Priscila Melo, e da Assistente Social, Karina Vieira. A Secretária Municipal de Educação, justificou sua ausência devido a sua participação no encontro da UNDIME em Natal/RN para tratar de assuntos relacionados ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
#AssistênciaSocial 09/06/2017 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL OCORRE A PRIMEIRA PRÉ CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM CAMPO GRANDE O Conselho Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou nesse dia 07 de Junho, no auditório do Núcleo Sertão Verde, a primeira Pré Conferência de Assistência Social do ano de 2017, em preparação para a VI Conferência Municipal de Assistência Social, que traz como tema: A garantia de Diretos, no Fortalecimento do SUAS.

Participaram desse momento, representantes do Fórum das Associações Rurais, Sindicatos, Núcleo Sertão Verde, Lideranças comunitárias e Secretaria Municipal de Agricultura. Participaram ainda, a Secretária de Desenvolvimento Social, Priscila Melo e a Assistente Social, Alícia Pimenta, representando a Secretaria Municipal de Educação.

Na oportunidade, foi discutida a Política de Assistência Social que chega nas comunidades rurais de Campo Grande, as dificuldade enfrentadas nesses setores, bem como as sugestões para serem encaminhadas para a Conferência Municipal. Todo o debate deu-se em torno do aprimoramento e fortalecimento dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais, que chegam a toda população usuária.
#Gestão 07/06/2017 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITO MANOEL VERAS ADERE AO PROGRAMA PREFEITO AMIGO DA CRIANÇA O prefeito municipal de Campo Grande/RN assinou na manhã desta quarta-feira, 07/06/2017, o termo de adesão ao programa "Prefeito Amigo da Criança", importante instrumento de construção de políticas públicas voltadas ao setor infanto juvenil.

Com efeito, o programa é completamente gratuito, não acarretando nenhum ônus ou financeiro do Município. O objetivo da Abrinq que está firmando parceria com Campo Grande, é garantir os direitos de crianças e adolescentes no Brasil.

"Muito feliz por aderir a esse programa institucional visando conseguir suporte técnico para a qualificação de políticas públicas municipais para as crianças e os adolescentes campo-grandenses. O nosso compromisso é cuidar bem do nosso povo", comemorou o prefeito Manoel Veras.
#AssistênciaSocial 19/05/2017 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CAMPO GRANDE FEZ BONITO: CAMINHADA DO "18 DE MAIO" CONVOCOU A SOCIEDADE PARA O COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO DE CRIANÇ O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi comemorado, nesta quinta-feira (18), em Campo Grande com grande caminhada pelas principais ruas da cidade.

A mobilização deu continuidade às atividades da Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, iniciada na última segunda-feira (15), com palestras e mobilizações feitas em escolas, com as Assistentes Sociais do Município. “Esse trabalho de mobilização foi intenso, mais temos consciência do quanto um ato como esses poderá contribuir na prevenção de novos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A conscientização da população sobretudo da família e da comunidade escolar é fundamental neste processo, Neste sentido trabalhamos intensamente para que culminássemos em uma grande mobilização como essa de hoje. Ainda salientamos que o combate ao abuso e exploração de nossas crianças é todos os dias." Destacou, Alicia Pimenta, Assistente Social e uma das organizadoras do evento.

Servidores das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e de Educação, Cultura, Esporte Lazer, estudantes, pais de crianças, Conselho Tutelar, Câmara Municipal e Policia Militar se uniram para convocar toda a sociedade para se somarem a luta.

A caminhada saiu da Praça de Fodó, percorrendo as principais ruas da cidade e finalizando na Praça João do Vale onde aconteceu a concentração.

A mobilização teve grande contribuição das escolas municipais e estaduais, da escola Municipal da Comunidade Bom Jesus e da Escola Creche Dione Nogueira Veras e ainda do Pro Jovem da Secretaria de Desenvolvimento Social.
#Obra 28/04/2017 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Secretaria de obras realiza serviço de limpeza pública e trabalho de conscientização da população Por intermédio da Secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços públicos a prefeitura municipal de Campo Grande está realizando uma ação de limpeza urbana nos bairros e ruas da cidade. O trabalho envolve a retirada de entulhos, aparação de gramas, e brevemente as pinturas de meio fio. A ação é uma medida voltada à saúde pública, prevenção de patrimônio público e bem estar social. “Quando se tem bairros e ruas limpos, se têm mais qualidade de vida, menos índices de doenças. Isso sem contar que é muito prazeroso se ter sempre ruas limpas e bem cuidadas, além de embelezar a cidade isso aumenta a qualidade de vida da população”, destaca Francini Pimenta, Secretário de Obras.

O trabalho vem sendo realizado em todos os bairros da cidade conta com uma equipe de recolhimento e infelizmente, o sucateamento da frota encontrada no início do ano só permite apenas um caminhão disponível para recolhimento de entulhos em toda a cidade. Em alguns casos é preciso maior colaboração da comunidade campo-grandense. “Percebemos que após a retirada do material alguns moradores voltaram a despejar entulhos nas calçadas e isso é errado, precisamos que todos compreendam que esses materiais são de responsabilidade dos proprietários dos imóveis. E em breve estaremos fiscalizando e caso seja necessário aplicando as sanções previstas em lei”, destacou o Secretário de Obras.

Ainda segundo a equipe de fiscalização que será com a participação da população atuando como um segundo agente fiscal é de suma importância. “Essa boa vontade de se manter limpos os bairros e ruas, garantindo mais qualidade de vida tem que partir também do cidadão, ou melhor de toda a comunidade. Caso alguém identifica uma situação passível de fiscalização, ele deve denunciar. Essa denúncia que é feita de maneira anônima pelos canais de voz da comunidade com a prefeitura nos direciona aos casos que devem ser corrigidos em prol do bem estar coletivo”, conclui Francini Pimenta.

Para efetuar as denúncias o cidadão campo-grandense tem à disposição o site da Prefeitura Municipal (www.campogrande.rn.gov.br), ou diretamente na Secretaria Municipal de Obras, localizada a Rua Osvaldo Vieira de Melo, Alto da Esperança, Campo Grande.
#Emprego 23/04/2017 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Resultado final da seleção do processo seletivo simplificado para facilitadores da secretaria de Desenvolvimento Social A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, divulga e torna público o resultado Final do edital nº 01/SDS/2017 do Processo Seletivo Simplificado para facilitadores sociais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do município de Campo Grande/RN.

Segue a lista dos classificados e classificadas:
#Obra 03/04/2017 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura Municipal de Campo Grande realiza MAIOR PROGRAMA DE CORTE DE TERRAS já efetuado no município A prefeitura Municipal de Campo Grande segue dando total apoio ao homem e mulher do campo, este ano a gestão "Trabalhando com o povo", realiza o maior programa de corte de terra já efetuado na história do município, sendo cadastrados mais de 600 (seiscentas) famílias, destinando mais de 600 horas totalmente gratuitas entre os agricultores.

O cadastro das famílias foi desenvolvido com base em um levantamento feito em parceria com o Fórum de Associações do município. O programa já está em fase de final, cobrindo desta foma todo o município.

A previsão a nível nacional para a safra em 2017 é 20,3% maior em relação ao ano passado, segundo previsão feita em janeiro/2017 pelo IBGE. Em Campo Grande as previsões também são muito animadoras, o município é um dos mais chuvosos este ano em todo o estado, e com a prefeitura realizando este grande programa de corte de terra, tornam as previsões cada vez mais promissoras.
#Tecnologia 15/03/2017 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura Municipal de Campo Grande adere ao programa ID Jovem A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Coordenação de Juventude, adere ao programa ID JOVEM. A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015. São milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos que terão maior acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852/2013.

O Coordenador Municipal de Juventude, Indy Allen Araújo, informa que em contato com o Coordenador Nacional de Politicas Publicas para a Juventude, Saulo Spninelly, a consolidação desse programa será um grande avanço no que se refere a políticas públicas voltadas para a juventude, pois além dos atuais e grandes benefícios, esse cadastro será o alicerce para outras novidades. Logo após o cadastro, o próximo passo da coordenação municipal de juventude, é estar se informando junto ao órgão que fiscalizará e regulamentará os empresários e produtores locais, quanto a adequação dos mesmos ao promissor programa.
A quem se destina?
A ID Jovem é destinada às pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.

Condições


Ter entre 15 e 29 anos
O benefício vale também para não estudantes.


Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal
Para incluir ou atualizar seus dados, procure o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS ou o setor responsável pelo Cadastro Único da sua cidade.


Estar com o Cadastro atualizado
Possuir cadastro atualizado no Cadastro Único há pelo menos 24 meses.


Ter renda familiar de até dois salários mínimos
A renda familiar mensal não pode ultrapassar dois salários mínimos.


Saber o NIS
Você precisa ter em mãos o Número de Identificação Social. Não sabe o seu? Consulte seu Cartão Cidadão, no extrato do FGTS, na sua Carteira de Trabalho, no aplicativo da ID Jovem.
#Habitação 24/01/2017 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeito Manoel Veras participa de agenda administrativa sobre Habitação No último dia (19), o Prefeito Manoel Veras, participou de uma intensa agenda administrativa em capital do estado, Natal.

As agendas foram na SETHAS (Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social) e na COHAB (Companhia de Habitação Popular do RN).

No SETHAS, estavam em pauta o Programa do Leite, Apoio ao Artesanato, programas de habitação e microcrédito, participaram desta agenda, a Secretária Adjunta do SETHAS, Maira Leiliane, o Prefeito Manoel Veras, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Iracema Maniele, o Coordenador de Esportes, Jorge Ricardo, e o representante do mandato da Senadora Fátima Bezerra, na região Oeste, Caramurú Paiva, participaram ainda Zuleide Araújo e Toinho Batista do Núcleo Sertão Verde.

Reunião na COHAB

Na COHAB, as pautas foram, habitação e o Programa Cartão Reforma, nessa agenda participaram, o Presidente da Companhia Estadual de Habitação, João Ronaldo Prefeito Manoel Veras, Zúleide Araújo, Caramurú Paiva. Todas as agendas foram bastante produtivas e positivas.

O Prefeito Manoel Veras, incansavelmente tem procurado alternativas para o que se refere a questão da habitação pública em Campo Grande, tema que terá toda a atenção da gestão Trabalhando com o povo. Em breve, mais novidades.
www.campogrande.rn.gov.br
Emitido dia 24/04/2024 às 08:15:24