CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 15/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde realiza dia D para vacinação contra Influenza (H1N1) A ação contou com adesão satisfatória da população que compareceu aos locais de vacinação.
#Saúde 08/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Ações do PSE leva informação sobre cuidados e prevenções com a saúde bucal A ação realizada na creche, buscou identificar sinais e sintomas relacionados a alterações observadas em educandos matriculados na unidade.
#Saúde 19/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde dos rins será tema de palestra na próxima sexta-feira(22) A palestra acontece na sede do CRAS, bairro Alto da Esperança, próxima sexta-feira(22), ás 9 horas.
#Saúde 08/03/2024 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura realiza programação especial no Dia da Mulher Atendimentos e palestras marcaram a ação
#Saúde 03/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Campo Grande avança no ranking regional do programa ‘Previne Brasil', do Ministério da Saúde O município obteve um avanço de 101 posições, a melhor colocação desde o início do ranking
#Saúde 20/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura leva exame do colo uterino para mulheres da zona rural O time composto por enfermeira, técnica de enfermagem e um agente de saúde, está indo até as comunidades rurais, evitando assim que a paciente precise se deslocar até a cidade.
#Saúde 24/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CHAMADA PÚBLICA PARA CELEBRAÇÃO DE PARCERIA

A Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde e Fundo Municipal de Saúde realizará no próximo dia 12/06/2023 Chamada Pública para seleção de uma Organização da Sociedade Civil para celebração de parceria com a Administração Pública Municipal, em regime de mútua cooperação, sob a égide da Lei Federal nº 13.019/2014 e suas alterações, através de Termo de Colaboração, para a execução dos serviços, ações, procedimentos e atividades em saúde do SUS elencadas no ANEXO I deste Edital (Metas a Serem Atingidas).

O edital e seus anexos foram publicados no último dia 10/05/2023 e podem ser conferidos através do link https://www.campogrande.rn.gov.br/diario/1135/0006_2023_0000001.pdf .

#Saúde 20/03/2023 GABINETE DO PREFEITO Festa de São José Sítio Salgado
#Saúde 10/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Campanha Nacional contra a poliomielite. Campanha Mundial de Vacinaçao.
#Saúde 27/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Reunião Agentes Comunitários de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, nesta manhã do dia 27 de agosto, realizou reunião com todos os Agentes Comunitários de Saúde.

Na ocasião foram discutidas as escalas de trabalho dos profissionais de saúde, a melhoria do quadro epidemiológico de nosso município e o papel fundamental desta categoria diante todo o processo de trabalho no contexto da pandemia, em especial na campanha de vacinação contra a COVID-19.

#JUNTOSVECEREMOS!

#Saúde 27/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CAMPO GRANDE VACINA 18+

Confira como foi nossa vacinação contra a COVID-19 para os jovens de 18 anos ou mais. Seguimos firmes na campanha vacina sim, esperamos que todos os campo-grandenses sejam vacinados e possamos voltar a nossa rotina dentro da normalidade o quanto antes. #CompromissoComAvida

#Saúde 26/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Chegada de mais 45 doses em Campo Grande/RN

Hoje chegou mais 45 doses dem nosso município, daremos continuidade a vacinação seguindo a ordem estebelecida pelo Ministério da Saúde.

#Saúde 13/04/2020 GABINETE DO PREFEITO COMUNICADO AOS COMERCIANTES LOCAIS SOBRE NOVAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO AO NOVO CORONAVÍRUS

Leiam na integra, texto do novo decreto contendo medidas complementares para prevenção ao novo coronavírus.

DECRETO N° 26, DE 13 DE ABRIL DE 2020.

O PREFEITO MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE-RN, usando da atribuição que lhe confere a Lei Orgânica Municipal,

CONSIDERANDO a decretação da situação de Calamidade Pública, no âmbito do município de Campo Grande, em razão da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus;

CONSIDERANDO que a evolução da situação demanda o emprego urgente de novas medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença no Município, além das que já foram adotadas no Decreto Municipal nº 25, de 2 de abril de 2020;

CONSIDERANDO o que preceitua o Art. 30 da Constituição Federal, que preceitua taxativamente que compete aos Municípios, dentre outros, legislar sobre assuntos de interesse local;

CONSIDERANDO a necessidade de complementar a regulamentação prevista nos Decretos Municipais nºs 22, 23 e 25 do ano corrente,

D E C R E T A:

Art. 1º - Durante o período de Estado de Calamidade Pública no município de Campo Grande (RN), para enfrentamento da pandemia decorrente do Coronavírus (COVID-19), os estabelecimentos que exploram as atividades de comercialização de alimentos, tais como: supermercados, mercadinhos, padarias, lojas, armazéns e estabelecimentos congêneres, além dos que comercializam medicamentos, materiais de construção ou reforma, poderão funcionar nos seguintes dias e horários:

I - de segunda aos sábados, das 7h às 19h;

II - nos domingos e feriados (nacionais e municipais), das 7h às 12h;

Parágrafo primeiro - Não se enquadram na limitação de horário prevista neste Decreto o fornecimento de refeições para entrega em domicílio (delivery) e como ponto de coleta (takeaway).

Parágrafo segundo - Não se enquadram na limitação de horário prevista neste Decreto, desde que seguidas as orientações sanitárias, os serviços essenciais à população, tais como posto de gasolina, supermercados, farmácias, conveniências ou estabelecimentos de rodovia, acessíveis aos caminhoneiros.

Art. 2º - Os estabelecimentos comerciais a que se refere o artigo 1º deste Decreto deverão adotar condições de higiene, bem como realizar a limpeza e higienização das superfícies em que o cliente tenha contato, com álcool em gel 70%, além do uso de equipamentos de proteção individual - EPI (máscaras e luvas) para os funcionários que tenham contato direto com a população.

Parágrafo Único. Os estabelecimentos elencados no caput do art. 1º, deverão limitar acesso de clientes, de forma a evitar aglomerações, bem como disponibilizar funcionários para organização de filas com distância entre os clientes e consumidores, assegurando, também, a higienização das mãos antes de acesso ao estabelecimento.

Art. 3º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Campo Grande/RN, 13 de abril de 2020.

Manoel Fernandes de Gois Veras

Prefeito Municipal

#Saúde 27/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NOTA A POPULAÇÃO DE CAMPO GRANDE SOBRE ATUAIS MEDIDAS DE COMBATE AO CORONAVÍRUS

NOTA A POPULAÇÃO DE CAMPO GRANDE SOBRE ATUAIS MEDIDAS DE COMBATE AO CORONAVÍRUS

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por determinação do Sr. Prefeito Manoel Veras, desde o primeiro momento do alerta das autoridades de Saúde para nosso estado, tem seguido rigorosamente todas as medidas pertinentes de segurança na prevenção e combate a Pandemia do Novo coronavírus.

É importante esclarecer que, municípios, por lei, seguem orientações dos seus estados, no nosso caso do RIO GRANDE DO NORTE, o mesmo é responsável por criar e repassar as medidas que se adequem à nossa realidade, sendo elas mais duras ou não.

Por tanto, neste momento, o município de Campo Grande, ainda segue a orientação do último Decreto Estadual Nº 29.2556, DE 24 DE MARÇO DE 2020, QUE DISPÕE SOBRE MEDIDAS TEMPORÁRIAS DE PREVENÇÃO AO CONTÁGIOS PELO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19), publicado em Diário Oficial.

Acreditando que, embasado pela ciência e autoridades de saúde, estas medidas são as melhores a serem seguidas por todos nós, governo e população, reafirmando a todos que estas ainda são as quais devemos nos orientar.

Dentre as diversas medidas, conforme divulga a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Ministério da Saúde do Brasil, ficar em casa (Quarentena) está entre as medidas PRIORITÁRIAS.

Opiniões políticas, independente de quem as propagam, continuam sendo opiniões políticas, somente, e quando se trata de saúde, principalmente,todos devemos seguir as orientações da lei, acreditando que estas são as mais eficazes e justas, por terem sido embasadas por questões técnicas, visando o bem estar de todos.

Quais quer novas orientações, serão oficialmente e amplamente divulgadas para toda a população.

No mais, entre todas as medidas de proteção a nossa população, a principal orientação ainda é: FIQUE EM CASA!

Município de Campo Grande, Estado do Rio Grande do Norte em 27 de Março de 2020.

#Saúde 27/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DE CAMPO GRANDE/RN ATUALIZADO (Coronavírus)

Até o presente momento, este é o nosso quadro atualizado.

As análises estão com o laboratório responsável, e brevemente terão seus resultados amplamente divulgados.

Comunicamos também que a demora para divulgação do resultado (Positivo/Negativo) se da justamente pela quantidade de amostras que são enviadas a todo o momento por diversos municípios.

Qualquer novidade será informada pelos canais oficiais da Prefeitura Municipal de Campo Grande.

#Saúde 21/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COMUNICADO OFICIAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde junto a Prefeitura Municipal de Campo Grande, passou a monitorar, neste sábado (21), um caso suspeito de coronavírus, notificado à Vigilância em Saúde de conformidade com o último Informe Epidemiológico do Governo do Estado. Esclarecemos, portanto, que:

- Trata-se de um paciente que esteve no Estado de São Paulo, retornando a Campo Grande.

- O paciente apresentou tosse, dor de garganta, coriza e febre e sendo atendido pela equipe de vigilância epidemiológica e pela equipe de saúde do município.

- Ainda no mesmo dia, o paciente passou a isolamento preconizado, ou seja, domiciliar, e seguirá em monitoramento na casa onde reside.

- O município aguarda o kit para coleta de amostra, que no momento, não encontra-se disponível no LAREM- LABORATÓRIO REGIONAL DE MOSSORÓ , para que tenhamos a confirmação ou não do diagnóstico.

- Os contatantes dos pacientes serão monitorados pela Vigilância em Saúde do Município.

- Pedimos, mais uma vez, que continuem em suas casas e colaborem com os devidos cuidados.

Atualizações serão feitas por meio deste canal.

Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde/ Secretaria Municipal de Saúde/

Prefeitura Municipal de Campo Grande

#Saúde 21/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ATENÇÃO FEIRANTES: FEIRA LIVRE DE CAMPO GRANDE SUSPENSA

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria de Saúde, segue firme junto aos demais órgãos na Prevenção e Combate a gripe COVID-19 causada pelo CORONAVÍRUS, neste sentido é importante reafirmar que nenhum tipo de aglomeração está permitida no âmbito municipal.

Lamentamos o transtorno a todos os feirantes da região e a população em geral que sempre se prepara para realizar suas vendas e compras no tradicional Domingo de Feira Livre em Campo Grande, que aquece a economia local, mas o momento é de nos resguardamos, zelando por nossa saúde, pela saúde de nossos parentes e amigos. Por tanto, a Feira Livre está suspensa até segunda ordem.

No mais, reafirmamos o pedido para que todos permaneçam em casa, saindo apenas em necessidade extrema.

#Saúde 10/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COMUNICADO DA COORDENAÇÃO DE AGENTES DE COMBATE A ENDEMIAS DE CAMPO GRANDE A Coordenação de Agentes de Combate a Endemias, vem a público informar o motivo de neste ano de 2019 ainda não ter ocorrido a vacinação antirrábica.

O Ministério da Saúde comunicou à Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte que o número de doses da vacina antirrábica (VARC), solicitadas pelo Programa Estadual de Controle da Raiva da Sesap, foi reduzido de 800 mil para 500 mil.

Diante da diminuição das doses, a Sesap alerta a população sobre a necessidade de atentar para os sinais clínicos da doença nos animais domésticos e para o risco de contato desses com os animais silvestres, especialmente morcegos.

De acordo com a Nota Informativa Nº 51/2019 do Ministério da Saúde, os principais laboratórios produtores de imunobiológicos no Brasil estão com capacidade produtiva reduzida para atender as demandas dos Estados brasileiros.

Foi afetada a produção de soro antirrábico (SAR) e dos soros antivenenos, bem como a produção de Vacina Antirrábica Canina (VARC).

As doses enviadas ao RN atenderão apenas municípios prioritários selecionados pela Sesap a partir de critérios orientados pela Coordenação Nacional do Programa de Controle da Raiva do MS, ou seja, municípios com registro de raiva animal nos últimos três anos em ao menos um dos seguintes animais: cão, raposa ou morcego. Outro critério são municípios com percentual de cobertura vacinal canina e/ou felina menor ou igual a 65% na última campanha.

Como o município de Campo Grande atingiu mais de 95% da estimava, ficamos fora da lista de municípios em que a Secretaria Estadual, classificou como cidades prioritárias, ou seja, em resumo, a boa cobertura que fizemos nas últimas campanhas e o trabalho d prevenção, nos deixou de fora neste momento de recessão e diminuição dos recursos materiais distribuídos pelo ministério da saúde aos estados brasileiros.

A Coordenação de Combate a Endemias, informa ainda que, está aberta e disposta a receber qualquer popular que tenha interesse no assunto, e que o trabalho de prevenção continua mesmo diante da recessão de recursos materiais, com orientações para os cidadãos nos dias a dias com seus animais domésticos e o cuidado com animais silvestres.

#Saúde #Comunicado #CombateAEndemias #PMCG #TrabalhandoComOpovo
#Saúde 30/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONTROLE DA DENGUE: CAMPO GRANDE REALIZA APRESENTAÇÃO NA REGIONAL DE MOSSORÓ Na manhã desta última segunda-feira (29), a Supervisão dos Agentes de Combate a Endemias de Campo Grande, participou de fórum de apresentações dos municípios que fazem parte da Regional de Saúde de Mossoró.

Com base nas apresentações, a supervisão de Campo Grande, realizou uma explanação sob como o trabalho dos Agentes do município realizam o trabalho preventivo e educativo, bem como o sucesso que os mesos tem obtido, com nenhum caso registrado nos últimos anos.

#PMCG #Saúde #TrabalhandoComOPovo

#Saúde 25/06/2019 GABINETE DO PREFEITO SAÚDE: PREFEITO MANOEL VERAS CONSEGUE MAIS UMA EMENDA COM O DEPUTADO FEDERAL RAFAEL MOTTA O Prefeito Manoel Veras, segue em agendas administrativas na capital do estado, dando sequencia a estas agendas, o mesmo participou de reunião com o Deputado Federal Rafael Motta.

Na oportunidade, entre os requerimentos solicitados pelo Prefeito Manoel Veras, em prol do desenvolvimento de Campo Grande, já foi garantido pelo Deputado Rafael Motta, uma emenda no valor de 150 mil reais, que será destina a incrementação a saúde do município. Emenda oriunda da União que será efetivada ainda este ano.

A saúde, tem tido atenção especial da gestão trabalhando com o povo, que tem a frente o comprometido e presente gestor, Manoel Veras, onde, de todas as emendas conquistadas pelo mesmo desde o primeiro ano, a saúde tem tido uma atenção especial e a restruturação da Unidade Básica de Saúde (Postinho), do Hospital Joaquina da Nóbrega Veras, bem como as unidades da zona rual, tem tido notórios avanços, no que se refere a qualidade de todos os serviços prestados pela secretaria municipal de saúde.

www.campogrande.rn.gov.br
#Saúde 06/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE CAMPO GRANDE REALIZOU DIA "D" CONTRA A GRIPE A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou neste último, sábado (04) de Maio, o DIA "D" de Vacinação contra a Gripe.

Em Campo Grande, o dia “D” ocorreu na Unidade Básica de Saúde, Francisca Chiquinela Jácome.

A meta da campanha é vacinar todas as pessoas que integram os grupos prioritários no município. E neste último sábado, diversas pessoas, entre elas idosos, crianças, profissionais da saúde, professores e entre outros integrantes do grupo de risco, se dirigiram até a UBS para tomar sua vacina.
#Saúde 29/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIA "D" CONTRA A GRIPE OCORRERÁ NESTE SÁBADO (04) DE MAIO EM CAMPO GRANDE Neste sábado (4), ocorrerá o DIA "D" de Vacinação contra a Gripe, que faz parte da 21ª Campanha Nacional.

Em Campo Grande, a campanha ocorrerá na Unidade Básica de Sáude, Francisca Chiquinela Jácome, localizada no centro da cidade, das 08H às 17H.

A meta é vacinar todas as pessoas que integram os grupos prioritários no município. Se você faz parte de algum grupo de risco (veja a lista completa abaixo) ou conhece alguém que precisa se vacinar, anote na agenda e se planeje para visitar o posto de saúde. É rápido, fácil e gratuito. Você se protege e ainda reduz o risco de transmitir o vírus da gripe para seus familiares e amigos.

Se você faz parte de algum grupo de risco (veja a lista completa abaixo) ou conhece alguém que precisa se vacinar, anote na agenda e se planeje para visitar o posto de saúde em breve. É rápido, fácil e gratuito. Você se protege e ainda reduz o risco de transmitir o vírus da gripe para seus familiares e amigos.

Quem deve tomar a vacina da gripe?

A principal mudança em relação a 2018 é a ampliação do limite de idade no público infantil. Até o ano passado, o imunizante era aplicado apenas nas crianças de 6 meses a 5 anos incompletos. Agora, aquelas com até 6 anos incompletos podem tomar sua dose nos postos de saúde.

Veja abaixo a lista dos grupos prioritários:

- Indivíduos com mais de 60 anos;
- Crianças de 6 meses até 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias de idade);
- Gestantes;
- Mulheres que tiveram um filho nos últimos 45 dias (puérperas);
- Trabalhadores da área da saúde;
- Professores de escolas públicas e privadas
- Povos indígenas;
- Portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas (leia mais abaixo);
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;
- População privada de liberdade;
- Funcionários do sistema prisional.

Quais as doenças crônicas e condições especiais que credenciam o paciente a receber a vacina? Confira a relação completa a seguir:

- Doenças respiratórias crônicas (asma, DPOC, fibrose cística…);
- Doenças cardíacas crônicas (hipertensão, insuficiência cardíaca…);
- Doenças neurológicas crônicas (AVC, paralisia cerebral, esclerose múltipla…);
- Doenças hepáticas crônicas (hepatites, cirrose…);
Doenças renais crônicas (paciente em diálise, síndrome nefrótica…);
- Diabetes;
- Obesidade;
- Imunossupressão (indivíduos que estão com o sistema imune abalado por doenças ou medicamentos);
- Trissomias (síndromes de Down, de Klinefelter, de Wakany…);
- Transplantes (órgãos sólidos e medula óssea).

www.campogrande.rn.gov.br
#Saúde 26/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE CAMPO GRANDE REALIZA I ENCONTRO DE PROFESSORES SOBRE O AUTISMO A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio de uma parceria da Secretaria de Saúde, NASF e Secretaria de Educação, realizou o I Encontro de Professores sobre o Autismo, com o Tema: "A importância do diagnóstico precoce, sinais clínicos e inclusão."

A palestra ocorreu no último dia 23 de Abril, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC).

O evento teve como palestrantes, a Assistente Social Aida Régis, a Terapeuta Ocupacional Fábia Fernandes, e a Fonoaudióloga Sarah Beatricy.

Ao final do evento, os professores receberam certificado de participação.


www.campogrande.rn.gov.br
#Saúde 17/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONVITE: CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, convidam toda a população em geral, para participar da 6ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE.

A mesma ocorrerá no dia 26 de Abril de 2019, à partir das 07:30H no Clube Arco Verde no centro de Campo Grande, trazendo o tema: "Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS."

As Conferências Municipais de Saúde são de extrema importância para o bom funcionamento da gestão da saúde municipal, por meio dela é possível avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a formulação da política de saúde. Prevista na Lei nº 8142/90, a conferência deve acontecer a cada quatro anos e contar com a representação dos vários segmentos sociais, seu produto expressará as necessidades de saúde da população e servirá de base para a construção do Plano Municipal de Saúde (PMS), para o plano de metas estadual, que por sua vez serão base para o plano e metas nacional.

Os interessados em participar, deverão se inscrever na Unidade Básica de Saúde (Postinho), até o dia 25 de Abril, para que seja feito o credenciamento e cada participante tenha acesso a todo o material e por fim, direito a recebimento do certificado de participação, portando apenas dados básicos, contato e identificação de grupo ao qual representa.

Neste sentido, convidamos com muita satisfação todos os segmentos da sociedade, para juntos construirmos uma saúde cada vez melhor e mais participativa.

www.campogrande.rn.gov.br
#Saúde 16/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA E CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZAM PRÉ-CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, realizaram na última sexta-feira (12), a Pré-conferência Municipal de Saúde.

O evento ocorreu no Clube Arco Verde, e contou com a participação de servidores municipais e população em geral.

As pré-conferências, ocorrem em todos os municípios do país, com intuito de preparar, propor ideias e dar suporte a Conferência Municipal de Saúde, no qual, haverá toda uma mobilização para a participação maciça da sociedade. Já as Conferências Municipais ocorrem a cada 4 anos, elegendo delegados para as confências estaduais e nacional. Em Campo Grande, a 6ª Conferencia Municipal de Saúde, ocorrerá no dia 26 de Abril às 07:30H no Arco Verde.

Na oportunidade participaram deste evento, o excelentíssimo Sr. Prefeito Municipal, Manoel Veras, o vice Prefeito, Alzay Pimenta, a Vereadora Ana Tereza e a Vereadora Luana Priscila, a Secretaria de Saúde, Edinete Katiuscia, a Diretora do Conselho Municipal de Saúde, Antonia Soares, dentre outras autoridades locais.

www.campogrande.rn.gov
#Saúde 11/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MAS DE 60% DOS PARTICIPANTES DO GRUPO DE COMBATE AO TABAGISMO ABANDONARAM O CIGARRO Nesta última quarta-feira (10), aconteceu o encerramento do Grupo de Combate ao Tabagismo do município de Campo Grande.

O trabalho realizado pela equipe de Saúde, sob coordenação da fisioterapeuta Marize e Enfermeira Mikaele, foi bastante satisfatório, onde apresentou um resultado positivo em que mais de 60% dos participantes que conseguiram abandonar o cigarro.

O encerramento deste ciclo do grupo de combate, ocorreu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, ao qual, onde foi realizada uma dinâmica, momento de reflexão e agradecimentos. Ao final, ainda foram entregues certificados, brindes e servido um coffee break.

www.campogrande.rn.gov.br
#Saúde 10/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE CAMPO GRANDE REALIZOU ENCONTRO COM O TEMA DO AUTISMO A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretarias de Saúde em parceria com a secretaria Educação, realizou nesta última terça-feira, 09 de Abril , um encontro sobre o AUTISMO, que abordou a temática da doença e como identificar os sinais da doença em crianças.

O público alvo foram Mães com crianças de até 05 anos. O encontro ocorreu no auditório da SEMEC, onde foi enfatizado a importância do diagnóstico precoce, principais sintomas e aceitação familiar, conduzido pela Fonoaudióloga Sara, Terapeuta Ocupacional Fabia Fernandes e a Assistente Social Aida.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou simplesmente, Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais: Inabilidade para interagir socialmente; Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos; Padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

Com a evolução do conhecimento sobre as causas, os sinais característicos e os critérios diagnósticos, mais casos são identificados, quanto mais cedo se diagnostica os sinais, mais rápido também são encontradas formas de inclusão destes indivíduos e de suas famílias na sociedade.

www.campogrande.rn.gov.br
#Saúde 22/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE CAMPO GRANDE REALIZARÁ ENCONTRO QUE ABORDARÁ O TEMA DO AUTISMO A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio das Secretarias de Saúde e Educação, realizará no dia 09 de Abril (terça-feira) às 08H no auditório da SEMEC, um encontro sobre o AUTISMO, que abordará a temática da doença e ajudará quem estiver presente a identificar os sinais da doença em crianças.

O público alvo serão Mães com crianças de até 05 anos, com tudo, o encontro será aberto a toda a população.

O QUE É AUTISMO?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou simplesmente, Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais: Inabilidade para interagir socialmente; Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos; Padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

Com a evolução do conhecimento sobre as causas, os sinais característicos e os critérios diagnósticos, mais casos são identificados, quanto mais cedo se diagnostica os sinais, mais rápido também são encontradas formas de inclusão destes indivíduos e de suas famílias na sociedade.

www.campogrande.rn.gov.br
#Saúde 15/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITO MANOEL VERAS CONCEDE REAJUSTE SALARIAL AOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E COMBATE A ENDEMIAS E EN Na manhã desta sexta-feira (15) de Março de 2019, A Prefeitura Municipal de Campo Grande realizou uma solenidade no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC).

A solenidade foi voltada especialmente aos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, onde na oportunidade o Prefeito Manoel Veras, assinou a Lei Municipal Nº 374 que concede o reajuste salarial aos Agentes Comunitário de Saúde e Combate a Endemias em conformidade com a Lei Federal 13.708/18. O reajuste, fixa e preserva o poder aquisitivo dos salários da categoria em conformidade com a Lei Nacional.

Em conversa com agentes da Categoria de Combate a Endemias, esta luta dos agentes junto ao município vem desde o ano de 2014, no qual, os salários dos mesmos seguiam defasados em relação ao salário base nacional, e agora na gestão do Prefeito Manoel Veras, este reajuste foi concedido, no qual os mesmos agradecem esta grande conquista, tendo em vista que Campo Grande sai na frente com esta lei que equipara o salários das categorias, sendo um dos poucos dos estado a conceder este, que é um direito da categoria, porém, a realidade dos municípios não permite muitas vezes a realização do feito, pois, o repasse do Governo Federal, não cobre o valor de outros direitos das categorias que também tem seu aumento junto ao salário, assim sendo, apenas os municípios que se programam e tem suas contas controladas conseguem esta conquista.

Na oportunidade, foram entregues novos tablets, aos Agentes Comunitários de Saúde, comprados pelo Município. Os tablets serão uma nova ferramenta para os agentes no dia a dia, que irá dar mais facilidade e agilidade nas atividades e alimentação dos sistemas usados pelos mesmos.

Participaram desta reunião além do Prefeito Manoel Veras, a Secretária de Saúde Edinete Katiuscia, a Secretária de Educação Geovanna Medeiros, o Tesoureiro Municipal Magney Castro e o Controlador do Município Dr. Moeses Bezerra.

www.campogrande.rn.gov.br
#Saúde 21/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREVENÇÃO: PREFEITURA DE CAMPO GRANDE REALIZA ATIVIDADE ALUSIVA A CAMPANHA FEVEREIRO ROXO COM GRUPO DE IDOSOS A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social e Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira (21), uma atividade alusiva a Campanha Fevereiro Roxo, com o grupo da melhor idade.

O Fevereiro Roxo alerta para Lúpus, Fibromialgia e mal de Alzheimer, três doenças incuráveis. A campanha conscientizar as pessoas para o diagnóstico precoce e correto, uma vez que o tratamento adequado permite amenizar os sintomas de todas elas.

O encontro aconteceu na sede dos idosos e foi marcado pela Tenda do Conto uma belíssima atividade que tem o intuito de estimular o resgate a memória, roda de conversa com a Fonoaudióloga Sara, alongamentos com a Fisioterapeuta Marize e dinâmicas de apresentação. Ao final do encontro foram entregues livrinhos de orientações sobre sinais e prevenção as doenças e alguns jogos para memória seguido de um lanche para todos os participantes.

www.campogrande.rn.gov.br
#Saúde 30/01/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE: PREFEITURA DE CAMPO GRANDE DA INICIO AO GRUPO DE COMBATE AO TABAGISMO Na tarde desta quarta-feira (30) de Janeiro a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicio ” O Grupo de Combate ao Tabagismo”.

Sobe a coordenação da enfermeira Mikaele e da Fisioterapeuta Marize, o grupo tem o propósito de apoiar os usuários de tabaco através de uma abordagem cognitivo-comportamental e apoio medicamentoso, reduzindo a morbi-mortalidade e prevalência de fumantes do município.

Este primeiro encontro ocorreu no auditório da secretaria de educação, tendo como convidado o médico Dr. Rodolfo. Na oportunidade foram esclarecidas dúvidas em relação à medicação, riscos, malefícios com o uso do cigarro e os benefícios de parar de fumar. Ao final foram distribuídos brindes, medicação e ofertado um coffee break entre os participantes.
#Saúde 07/01/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITO MANOEL VERAS ENTREGA NOVA AMBULÂNCIA E EQUIPAMENTOS PARA A SAÚDE DE CAMPO GRANDE Na tarde desta segunda-feira (07), no Hospital Municipal Joaquina Nóbrega Veras, o prefeito Manoel Veras, realizou a entrega de mais uma ambulância para o município de Campo Grande e diversos novos equipamentos para a saúde do município.

Vale ressaltar que esta é a terceira ambulância zero km adquirida na gestão Trabalhando com o Povo que facilitará ainda mais os deslocamentos e transportes de pacientes do município para cidades vizinhas com mais eficiência e conforto. Além da nova ambulância foram adquiridos mateiras completos para um consultório odontológico, como uma nova cadeira completa, ultrassom odontológico, aparelho de raio x, amalgador, autoclave, biombo, bomba de vácuo, compressor, fotopolimerizador de resinas, nagatoscopio, seladora, jato de bicabonato. Foram adquiridos ainda, novos ar condicionados, geladeira, forno elétrico, bebedouro, novas mesas, cadeira de roda, dentre outros materiais para equiparmos o Hospital Municipal Joaquina Nóbrega Veras e ainda 25 novos tablets que serão utilizados para os agentes comunitários de saúde. Participaram do momento da entrega, O Prefeito Manoel Veras juntamente com a Primeira Dama e Secretária de Desenvolvimento Social Iara Dantas, o vice prefeito Alzay Pimenta, a Vereadora Ana Tereza, Vereadora Luana Priscila, a Secretária de Sáude Julieta Veras, demais secretários da gestão municipal, coordenadores, funcionários da saúde e população em geral.

"Quero agradecer aos parceiros que prestam um grande serviço ao nosso povo colaborando diretamente para o desenvolvimento da nossa cidade, hoje recebemos essa ambulância, com uma emenda direta do Deputado Federal Beto Rosado, solicitação do Vereador Nilson Júnior. Agradecer a Governadora Fátima Bezerra, que nos destinou uma emenda destinada a saúde, ainda no seu mandato de Senadora para a compra de diversos equipamentos para o Hospital Municipal assim como ao ex Deputado Federal Felipe Maia e o ex senador José Agripino pelas emendas destinadas para a saúde, (que também utilizamos para compra de novos equipamentos odontológicos para Unidade Básica de Saúde, assim como os adquirimos 25 tabletes que serão entregues aos agentes comunitários de saúde, tudo isso para melhorarmos ainda mais os serviços de atendimento da saúde local. Muito temos avançado sempre com muita simplicidade e humildade, mas sobretudo com muito trabalho, a saúde municipal ainda irá avançar muito. Disse o Prefeito Manoel Veras.

O trabalho incansável da gestão trabalhando com o povo, que tem a frente o Prefeito Manoel Veras, realizou hoje um grande feito para a saúde local que sem dúvidas dará mais um salto para a realização de um trabalho cada vez mais eficiente.
#Saúde 03/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE CAMPO GRANDE REALIZA CAPACITAÇÃO REGIONAL COM AGENTES DE ENDEMIAS SOBRE "CONTROLE DA DOENÇA DE CHAGAS" A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, estará realizando entre os dias 03 e 07 de Dezembro no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), mais uma importante capacitação com os Agentes de Endemias, trata-se do Controle da Doença de Chagas.

De acordo com o Coordenador de Ações da Saúde, Neto Oliveira, trata-se de um trabalho de suma importância para o nosso município, pois é uma doença silenciosa que pode levar a óbito.

A capacitação está sendo ministrada pela equipe de instrutores da II URSAP Regional de Mossoró. Participam além de Campo Grande, os municípios de Triunfo Potiguar, Paraú, Caraúbas, Janduís, Upanema e Messias Targino.
#Saúde 09/10/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE COMEMORA O DIA DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE E AGENTE DE ENDEMIAS No dia 04 de outubro, comemora-se o Dia do Agente Comunitário de Saúde e Agente de Endemias, e a Prefeitura Municipal de Campo Grande, através, Secretaria de Saúde, preparou, uma manhã toda dedicada aos ACS.

A comemoração ocorreu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), onde na oportunidade, foi relatada a importância do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, do elo de ligação que fazem entre a comunidade e os serviços de saúde prestados pelo município, do trabalho preventivo e do acompanhamento direto nas comunidades, parabenizando desta forma a todos os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias pelo seu dia.

O “Agente Comunitário de Saúde” é a pessoa que faz parte da rotina familiar da comunidade, tendo em vista o intercâmbio das informações sobre a saúde daqueles que moram na residência. Segundo a Política Nacional de Atenção Básica, são atribuições do ACS: trabalhar com adscrição de famílias em base geográfica definida, a microárea; cadastrar todas as famílias da sua microárea e manter os cadastros atualizados; orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis; realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea e acompanhar por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade.
O Ministério da Saúde afirma ainda que o ACS é um personagem muito importante na implementação do Sistema Único de Saúde, fortalecendo a integração entre os serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) e a comunidade.

De acordo com a Secretária de Saúde, Juliana Veras, a homenagem é um reconhecimento do eficiente trabalho que estes servidores públicos municipais vem desenvolvendo na construção do Sistema Único de Saúde, no sucesso da Estratégia da Saúde da Família, na prevenção e acompanhamento de doenças crônicas e degenerativas.

Para o prefeito Manoel Veras, os profissionais realizam principalmente um trabalho de cidadania. “Muitas vezes esses profissionais enfrentam sol quente e adversidades, mas exercem o seu papel de orientador, sendo a ponte entre a população e os profissionais e serviços de saúde para melhorar suas condições de vida, fica aqui registrado o nosso reconhecimento”, finalizou.
#Saúde 25/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE CAMPO GRANDE REALIZA A DISTRIBUIÇÃO DE 105 PRÓTESES GRATUITAS A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria de Saúde, realizou durante a última semana, a entrega de 105 próteses dentarias gratuitas a população através do Programa Brasil Sorridente.

O Brasil Sorridente - Política Nacional de Saúde Bucal - é o programa do governo federal que tem mudado a Atenção da Saúde Bucal no Brasil. De modo a garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população brasileira, o Brasil Sorridente reúne uma série de ações para ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a Secretaria de Saúde Juliana Veras, este programa ajuda a suprir uma demanda de parte da nossa população, que sai gratificada e de fato com um sorriso no rosto, pós o recebimento de sua prótese. Entre tanto, mesmo se tratando de um programa Federal, o mesmo requer todo um trabalho e comprometimento da equipe de saúde, para que não se perca nenhuma prazo e sejam prestadas as informações pertinentes para que o município esteja apto a receber este beneficio. Os interessados, deverão estar se dirigindo até a Unidade Básica de Saúde do Município e realizar seu cadastro.

“Nossa gestão está comprometida com o povo. Sempre quando tem oportunidades estamos agarrando, mas isso requer um trabalho de equipe e uma batalha incansável de cada um da gestão. Parabenizo a todos pelo esforço e os campo-grandenses agradecem!” Disse o Prefeito Manoel Veras.
#Saúde 28/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE + SAÚDE Durantes as festividades dos 160 Anos de EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE CAMPO GRANDE, a Prefeitura Municipal, estará realizando, juntamente com a Feira da Cidadania, diversas ações de saúde.
A população terá acesso aos serviços de:
CLÍNICOS GERAIS;
CARDIOLOGISTA;
ODONTOLOGO;
ENFERMEIROS;
TÉCNICOS DE ENFERMAGEM;
NUTRICIONISTA;
FISIOTERAPEUTA;
FONOAUDIOLOGO;
EDUCADOR FÍSICO;
TERAPEUTA OCUPACIONAL;
Esses profissionais estarão realizando diversos serviços de saúde, de fácil acesso em Praça Pública, onde será montada uma estrutura para melhor atender, toda a população.
Para isso, a equipe da Unidade Básica de Saúde de Campo Grande, estará se aliando a diversos profissionais que estarão vindo a nossa cidade junto a Feira da Cidadania, especialmente para lhe atender. A Feira da Cidadania será realizada na Praça João do Vale, no centro de Campo Grande.
#Saúde 13/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, REALIZA ATIVIDADES NA ESCOLA DO BOM JESUS
A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou durante a semana do Estudante, atividades na Escola Municipal do Bom Jesus.

As atividades, envolveram o trabalho de Profissionais do equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), com Terapia Ocupacional e Educação Física.

A participação desses profissionais é de total importância para a vida de estudantes que necessitam de alguma ajuda no aspecto escolar. No entanto, trata-se de algo mais direcionado para questões que envolvam a inclusão motivada por transtornos de coordenação motora, disfunção neuromotora, processamento sensorial ou múltipla deficiência. Ainda de acordo com a direção municipal da Saúde local, um dos intuitos do NASF é também descentralizar cada vez mais os serviços de Saúde local, levando ao encontro das pessoas.


www.campogrande.rn.gov.br
#Saúde 08/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CAMPANHA ANTIRRÁBICA 2018 DE 06 DE AGOSTO A 05 DE OUTUBRO A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Coordenação de Endemias, iniciou nesta última segunda feira 06 de Agosto a Campanha de Vacinação Antirrábica que abrangerá todo o município até 05 de Outubro.

O intuito é a vacinar todos os cães e gatos domésticos para o controle da raiva, a vacinação é gratuita e de extrema importância.

Segundo, o coordenador de Endemias, Neto Oliveira, conforme o cronograma que segue, sendo realizado com vacinações casa a casa na zona rural do município, será iniciada as visitas na zona urbana. E no dia 29 de Agosto será o dia "D", na praça Braúlio Melo, popularmente conhecida como Praça de Fodó no Bairro Alto da Esperança, onde você poderá levar seu bichinho até o ponto acima citado para realizar a vacinação.
#Saúde 08/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AVANÇO NA SAÚDE DE CAMPO GRANDE E OPORTUNIDADE PARA PROFISSIONAL FONOAUDIÓLOGO
A Prefeitura Municipal de Campo Grande, gestão Trabalhando com o Povo, com o intuito de avançar ainda mais nos serviços de Saúde prestados a população, resolveu de forma inédita, oferecer na Unidade Básica de Saúde o atendimento de um Profissional de Fonoaudiologia junto ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Prezando pelo princípio da isonomia, norteador das atividades administrativas, o cronograma para o profissional de Fonoaudiologia terá prazos diferenciados das demais categorias profissionais que acompanham o Processo Seletivo Simplificado Público do Município de Campo Grande 004/2018 que já está em andamento.

Edital Ratificador 003/2018 com todos os requisitos e informações de inscrições para a categoria Profissional de Fonoaudiologia, está publicado no Jornal Oficial do Município (JOCG), Edição nº 561 de 08 de Agosto de 2018, podendo ser acessado através do site www.campogrande.rn.gov.br.

Desde já, boa sorte a todos(as) os candidatos(as)!
#Saúde 10/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE CAMPO GRANDE EM PARCERIA COM O SESC OFERTARÃO EXAMES GRATUITOS DE MAMOGRAFIA A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o SESC/Fécomercio irão ofertar serviços de mamografia, e exames preventivos para mulheres, além de ações de Educação em Saúde. Os agendamentos para a realização dos exames poderão ser realizados na Secretaria Municipal de Saúde, localizado no Centro de Saúde Maria Idália, sendo necessário cópia dos documentos pessoais e comprovante de residência.

A Assistente Social do SESC, Samara Almeida, explica que o público alvo para a realização do exame são mulheres que tenham entre 50 e 69 anos e mulheres que estejam com mais de 12 meses sem realizar a mamografia.

Samara explica ser importante a realização do procedimento porque reduz o risco de câncer de mama. "O Ministério da Saúde recomenda a realização de exames em mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, porque são as que têm mais possibilidade para desenvolver a doença. Mas é recomendado também para mulheres com idade inferior fazerem o exame, o trabalho é preventivo e logo após será feito um levantamento para que pós diagnósticos seja realizado um trabalho de ação da secretaria municipal de Saúde, conforme seja necessário. A Assistente Social, esclarece às pacientes que há muitos mitos sobre o procedimento e por isso elas não devem deixar de fazer o exame por conta de relatos que não foram comprovados cientificamente.

"A gente pede às mulheres que não deixem de fazer o exame por conta de conversas de que o exame é para “procurar doenças”, de que procedimento dói, realmente há um incômodo, mas não é nada que seja muito dolorido", e ressalta que o procedimento é somente para prevenção, orientou a Assistente Social do SESC. Samara Almeida também disse que há uma técnica que possibilita menos incômodo e esclarece que o exame é realizado de forma rápida.

A solenidade de inauguração ocorrerá nesta quarta-feira dia (16) de Maio, às 19H na Praça Coronel Pompeu Jácome, no centro de Campo Grande e contará com a presença do Presidente do sistema Fécomercio, Marcelo Fernandes de Queiroz, o Prefeito Municipal, Manoel Fernandes de Góis Veras e demais autoridades locais. Durante a semana ocorrerão diversas palestras abordando a importância dos exames preventivos.
#Saúde 06/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE CAMPO GRANDE REALIZA ENTREGA DE FARDAMENTOS E EQUIPAMENTOS DE (EPI) AOS AGENTES DE ENDEMIAS Na manhã desta quarta-feira (06) de Dezembro, o Prefeito Municipal de Campo Grande, o Sr. Manoel Veras, realizou reunião de planejamento junto aos Agentes de Endemias do município, e na oportunidade realizou a entrega de novos fardamentos e equipamentos de proteção individual (EPI).

Participaram desta reunião o Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Martins Veras, e o Coordenador da Vigilância Sanitária, Neto Oliveira.

Segundo a coordenação há mais de 5 anos os agentes municipais de endemias não recebiam materiais e equipamentos completos de EPI para realização dos trabalhos fundamentais na prevenção e controle de doenças como dengue, chagas, leishmaniose e malária, entre outras.

"Nosso intuito é proporcionar melhores condições de trabalhos a todos os nossos servidores, reconhecendo também importante trabalho que todos desempenham, agradeço também pelo empenho, pois sabemos que mesmo com um equipe pequena para as proporções que nosso município está tomando, fazem o possível para dar conta do recado." Disse o Prefeito Manoel Veras.
#Saúde 29/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE CAMPO GRANDE REALIZOU CENTENAS DE EXAMES GRATUITOS DE MAMOGRAFIA EM PARCERIA COM A ONG "AMIGOS DO PEITO" A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria de Saúde em Parceria com o Projeto "Amigos do Peito", realizou centenas de mamografias totalmente gratuitas no período de 20 a 22 de Novembro.
Esse procedimento é essencial para diagnosticar o câncer de mama, a mamografia de rotina é o método mais eficaz para o diagnóstico do câncer de mama em estádio inicial, e indicado para mulheres assintomáticas, ou seja, sem anormalidades na estrutura mamária. Ainda de acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), a mamografia periódica permite uma redução de cerca de 30% na mortalidade por câncer de mama, em mulheres de 50 à 69 anos, público alvo desta ação.

Entre os dias 01 e 02 de dezembro, haverá uma nova etapa gratuita, destinado a mulheres conforme agendamento junto a secretaria municipal de saúde.
#Saúde 29/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE CAMPO GRANDE DISPONIBILIZA MEDICAMENTO PARA DERMATITE A Prefeitura Municipal de Campo Grande, disponibiliza gratuitamente o medicamento, "Protopic" (Tracolimo), para todos os munícipes usuários do SUS munidos de prescrição médica.

O medicamento Tracolimo é usado especialmente para evitar a rejeição de órgãos transplantados, mas também pode ser usado na preparação da pele para o tratamento de dermatite atópica, uveíte e vitiligo com 4 anos ou mais.

#Saúde 27/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SANEAMENTO BÁSICO: REUNIÃO DEFINE PRÓXIMOS PASSOS PARA A CONSTRUÇÃO A Coordenação Municipal do (PMSB), Plano Municipal de Saneamento Básico, participou de importante reunião na cidade de Mossoró, no último dia (24) para definir os próximos passos para a construção do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). O momento contou com a participação de representantes FUNASA, e da UFRN, parcerias dos municípios na construção do plano.

Entre as definições da reunião, ficaram agendadas as datas das oficinas técnicas participativas. A atividade é o momento para participação da população com sugestões e ideias para acrescentar no PMSB.

Além dessa, nos próximos dias acontece reunião com gestores, assessores técnicos e jurídicos para aprofundar sobre a legislação que tange a questão de implantação do saneamento básico no município. A ideia é que o documento passe pela aprovação da Câmara Municipal de Vereadores antes de ser finalizado.

De acordo com a coordenação municipal, o PMSB está chegando na reta final e, após a execução dessas atividades, a partir do próximo ano o município poderá pleitear recursos para a implantação do saneamento básico.

Participaram desta reunião, Bernardo Saldanha, Onézimo Junior, Neto Oliveira, Francini Pimenta, ambos membros da coordenação do (PMSB), e ainda, Salvador Neto, engenheiro civil do município de Campo Grande.
#Saúde 20/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE EXAMES GRATUITOS DE MAMOGRAFIA A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio a Secretaria de Saúde, estará realizando, um grande mutirão de mamografias.

As mulheres que marcaram seus exames para os últimos (06), (07) e (08), poderão se dirigir respectivamente até a Unidade Básica de Saúde da cidade, onde, serão realizados os exames de mamografia, nos (20), (21) e (22), respectivamente. A mudança ocorreu mediante um problema técnico com um dos aparelhos necessários, que virão junto ao laboratório móvel. Neste sentido, quem marcou para o dia (06), será atendido nesta segunda-feira (21), quem marcou para o dia (07), será atendido no dia (21), terça-feira, e respectivamente, será atendido na quarta-feira (22), quem marcou para o último dia (08). Os atendimentos ocorrerão durante todo o dia.

A mamografia de rotina é o método mais eficaz para o diagnóstico do câncer de mama em estádio inicial, e indicado para mulheres assintomáticas, ou seja, sem anormalidades na estrutura mamária. Ainda de acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), a mamografia periódica permite uma redução de cerca de 30% na mortalidade por câncer de mama em mulheres de 50 à 69 anos, público alvo desta ação da prefeitura municipal.

Segundo, o secretário municipal de Saúde, Marcelo Martins Veras, com este mutirão de atendimentos, a intenção é zerar as solicitações, durante este período no município.
#Saúde 17/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PALESTRA COM DR. SALOMÃO GURGEL, SOBRE VALORIZAÇÃO A VIDA EM CAMPO GRANDE A Prefeitura Municipal , promoverá importante palestra no dia 24 de novembro de 2017, às 15h, no Auditório da Casa de Cultura Popular (Instituto Gentil), em Campo Grande/RN.

A palestra aborda a valorização a vida, prevenção à depressão e suicídio e o sentido da vida.

O médico psiquiatra Dr. Salomão Gurgel será o expositor do tema destinado a todas as famílias Campo Grandenses, professores e profissionais da educação.
#Saúde 25/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CAMINHADA DO OUTUBRO ROSA A prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio das Secretarias de Educação em parceria com a Secretaria Desenvolvimento Social e Secretaria de Saúde, realizarão Caminha alusiva ao Outubro Rosa.

A atividade ocorrerá nesta sexta-feira (27), à partir das 16H, com concentração na Escola Municipal Prof. Joaquim Leal Pimenta. Participe a vamos somar com está causa importantíssima!

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

Para o Brasil, em 2016, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama. Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Especificamente no Brasil, esse percentual é um pouco mais elevado e chega a 28,1%. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.

Como PREVENIR

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

- Praticar atividade física regularmente;
- Alimentar-se de forma saudável;
- Manter o peso corporal adequado;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- Amamentar
#Saúde 20/06/2017 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PREFEITURA MUNICIPAL PROMOVE QUALIDADE DE VIDA COM AULAS GRATUITAS DE ZUMBA A prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social/CRAS, está proporcionando à população de Campo Grande mais uma oportunidade para cuidar da saúde, as aulas de zumba estão movimentando os campo-grandenses e tem ganhando cada vez mais novos participantes.

Com muita música e animação as aulas são uma alternativa para quem quer fazer atividades físicas, cuidar do corpo e da mente ao mesmo tempo. As aulas são gratuitas e acontecem às segundas, terças, quartas e quintas-feiras, sendo Segundas às 05:30h da manhã para a turma da melhor idade e 18h para adultos, terças-feiras a partir das 18h para as crianças, quartas-feiras às 05:30h da manhã para a turma da melhor idade e 18h para adultos e quintas-feiras a partir das 18h novamente com as crianças. As aulas ocorrem no Clube Arco Verde com a Educadora Física Leiliane Rocha, que tem desempenhado um belíssimo trabalho.

Quem quiser participar deve correr, pois as vagas são limitadas. As inscrições estão sendo feitas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e os interessados devem portar documentos pessoais e o número do NIS.

A zumba é uma atividade física que dispensa equipamentos de academias. O exercício mistura movimentos aeróbicos já conhecidos de quem faz atividade física com ritmos e coreografias latinas, como a salsa e o merengue entre outros. Zumba é um prato cheio para quem procura emagrecer: uma aula com duração de uma hora pode queimar até 1.000 calorias. A aula começa com um aquecimento e depois são intercalados exercícios aeróbicos – para o condicionamento cardiovascular –, e movimentos de dança que trabalham músculos de forma localizada.
#Saúde 08/06/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE PARTICIPA DE CONFERÊNCIA REGIONAL PARA DISCUTIR A SAÚDE DA MULHER Com o objetivo de buscar conhecimento para melhoria das atividades, ações e atendimentos realizados para a população, a Secretaria Municipal de Saúde participou da 1ª Conferência Regional de Saúde da Mulher, realizada na cidade de Mossoró, que contou com o tema “Saúde das Mulheres: desafios para a integralidade na equidade”.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Sevy Veras, o evento “visa propor diretrizes para a política nacional de atenção integral à saúde das mulheres e efetivar o controle social no sistema único de saúde, o SUS, visando à saúde da mulher”.

A conferência contou com a participação de Campo Grande e mais 13 municípios circunvizinhos, ainda com a participação da Prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini Rosado, representantes da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), do Conselho Municipal de Saúde e de usuários. Além de representantes do Ministério Público (MP), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Câmara Municipal de Mossoró (CMM).
#Saúde 23/05/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA ATIVIDADE COM GRUPO DA MELHOR IDADE A prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã deste dia (23) uma atividade com o grupo da melhor idade.

Priorizando uma melhor qualidade de vida, a atividade realizada consiste em exercícios físicos, acompanhados de um profissional, educador físico, e ainda testes de glicemia e pressão.

A atividade contou com a presença do Prefeito Manoel Veras, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Jhonson Veras e da Secretaria Municipal de Saúde, Sevy Veras, e da Assistente Social, Karina Vieira, ao final da atividade foi servido um café da manhã saudável para os presentes na atividade.
www.campogrande.rn.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 19:13:06